Syngenta e Embrapa celebram evolução de pequenos e médios produtores que integram Tomatec

Profissionais da área levam a campo cursos de manejo e conservação do solo

04.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Syngenta Imprensa

Um dos frutos mais presentes na mesa dos brasileiros também tem dia próprio: em 1º de fevereiro é comemorado o dia do tomate no País. Em sintonia com a data, a Syngenta, Embrapa Solos, e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, celebram as importantes conquistas do Tomatec, sistema de produção que conduzem em parceria.

Disseminar as melhores práticas agrícolas que pressupõem a utilização racional de insumos e recursos naturais, com foco no alcance de produtividades sustentáveis e, por consequência, da valorização da produção dos tomates por parte da cadeia alimentar, são as premissas que sustentam o Tomatec. Composto por técnicas desenvolvidas e aperfeiçoadas pela Embrapa Solos (RJ) ao longo de 20 anos de pesquisas.

Por meio da iniciativa, profissionais da área levam a campo cursos de manejo e conservação do solo, envolvem produtores em técnicas para o alcance de maior eficiência no uso da água de irrigação e também no de fertilizantes. Além disso, são disseminados conhecimentos sobre manejo integrado de pragas (MIP), tutoramento vertical das plantas com fitilho e proteção física dos frutos (ensacamento).

Um diferencial desse sistema produtivo em relação às outras culturas é a busca pela adequação no que se refere ao nível de resíduos de defensivos agrícolas. Análises em amostras atestam a qualidade dos frutos, classificados como seguros, saudáveis e sustentáveis. O produto é vendido em gôndolas específicas com o selo Tomatec, e alguns produtores também já estão comercializando seus tomates para a merenda escolar de alguns municípios.

Com o selo, os consumidores identificam nas gôndolas dos supermercados os tomates produzidos por meio do sistema Tomatec. Assim, os produtores rurais conseguem agregar valor à sua produção e acessam uma remuneração adequada pela qualidade dos frutos, obtendo lucros, evitando o êxodo rural no campo e melhorando a qualidade de vida de suas famílias.

Desde o seu lançamento, o Tomatec promove a capacitação de pequenos e médios produtores, bem como segurança e proteção ao meio ambiente, preceitos que se conectam diretamente com o Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024