Syngenta lança portal inteligente para agricultores

Plataforma foi criada com o objetivo de oferecer ao produtor informações essenciais para tomada de decisão

22.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Mariana Martinez

A partir de 28 de junho, estará disponível na internet o Portal Syngenta (www.portalsyngenta.com.br). A nova plataforma foi criada com o objetivo de oferecer ao produtor informações essenciais para a tomada de decisões, de forma que possa produzir sempre mais com menos. No Portal Syngenta, o produtor poderá decidir qual informação melhor atende seus interesses. Além de acessível a partir de computadores, smartphones e tablets, a tecnologia aplicada no desenvolvimento do novo canal permitirá integrar três esferas complementares de entrega de conteúdo:

Inteligente – O Portal garante acesso a informações relevantes, selecionadas considerando a localização do usuário, o tipo de cultura a que se dedica (soja, milho, café, algodão, cana-de-açúcar, trigo ou hortifrúti) e o momento de sua lavoura

Customizável – o usuário escolhe a cultura e a região e o Portal coloca a sua disposição notícias e indicadores relevantes

Interativo – entre os diferenciais do canal estará a área de acesso a webinars com os melhores especialistas do mercado

“A tecnologia aplicada no desenvolvimento do novo canal permitirá direcionar informações personalizadas a cada visitante, definidas a partir de sua localização, momento de tomada de decisão e tipo de cultura a que se dedica", diz o diretor de Marketing da Syngenta, André Savino. Todo o investimento realizado no projeto visa garantir aos usuários do Portal acesso a dados capazes de ajudá-lo a ampliar a produtividade na lavoura, de forma alinhada à proposta do Plano de Agricultura Sustentável (The Good Growth Plan) da companhia, lançado em 2013.

Por meio de equipe de jornalistas contratada, sob coordenação da área de Marketing da Syngenta, o Portal será alimentado constantemente com a produção de novos conteúdos, pensados para atender as reais necessidades do agricultor. Para tanto, os temas estarão alinhados às regras de negócios referentes a cada cultura (momentos mais relevantes na tomada de decisão pelos agricultores, com foco nas lavouras de soja, cana, milho, café, algodão, trigo e hortifrúti). Periodicamente, especialistas serão convidados para entrevistas e palestras transmitidas ao vivo pelo canal.

Monitoramento de Alvos

Somado ao conteúdo voltado a ajudar o produtor na adoção das melhores soluções, o Portal também permitirá acesso a dados gerados por ferramentas já lançadas pela empresa. Entre eles está a base de dados do Monitoramento de Alvos. Trata-se de um aplicativo oferecido gratuitamente pela Syngenta que permite ao agricultor controlar e agir rapidamente no combate às infestações.

Graças a essa ferramenta, o portal trará, num mapa interativo, informações sobre o aparecimento de focos de infestação nas lavouras de soja (pragas, doenças daninhas e nematoides) e de café (pragas). O APP permite, com alguns toques na tela do smartphone, monitorar toda a propriedade, registrar a mensuração de volume e tipos de pragas, acompanhar a incidência das infestações ao longo do tempo e gerar relatórios detalhados sobre cada talhão.

Disponível para Android e iOS, o aplicativo emite em tempo real alertas quando o nível de pragas exige atenção e permite acesso a dados sobre tecnologias disponíveis. “Quanto mais o produtor monitora e age preventivamente, menos perdas são registradas e o combate às pragas é mais pontual, seguindo a tendência mundial de redução da aplicação de defensivos nas lavouras”, afirma Savino.

Plano de Agricultura Sustentável

Para que seja possível vencer o desafio de alimentar uma população global crescente sem comprometer a capacidade do planeta de suprir nossas necessidades, a Syngenta tem focado esforços e envolvido parceiros e fornecedores em seu Plano de Agricultura Sustentável. O Good Growth Plan compreende seis compromissos para apoiar a sustentabilidade da agricultura e o desenvolvimento das comunidades rurais. Foram definidas metas globais mensuráveis, que são auditadas anualmente pela PricewaterhouseCoopers.

A empresa trabalha em parceria com outros atores – agricultores, instituições acadêmicas, ONGs, governos e outras organizações – para ter todas essas metas cumpridas até 2020. Para promover a colaboração, a Syngenta publica os resultados obtidos e compartilha os dados obtidos periodicamente.

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