Syngenta lança variedade de semente de tomate

Maior resistência a tripes, vira-cabeça, mosca branca e nematoides são características do novo material genético

27.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
Com informações da Syngenta

A Syngenta acaba de lançar a  variedade de semente de tomate ParonNTY. Mais resistente a pragas, a semente também promete entregar benefícios ao consumidor final por possuir mais sabor, cor e firmeza. 

De acordo com o fabricante a semente ParonNTY apresenta maior resistência a problemas do tomateiro como o tripes, que transmite o vírus causador da doença Vira-cabeça; a mosca-branca, praga transmissora do geminivirus; e também os nematoides.

A transmissão do vírus do Vira-cabeça, feita pelo tripes (Frankliniella schultzei) ocorre tanto na fase larval quanto adulta da praga e por isso é importante garantir a proteção desde o início, com uma semente de qualidade certificada e eficiente. Entre as consequências da doença está a perda da produtividade e qualidade das frutas.

Já o geminivirus é transmitido pela mosca-branca (Bemisia tabaci), que também é controlada com melhor eficiência com o uso da semente ParonNTY. O geminivirus causa sintomas severos em tomateiros, com plantas infectadas que deixam de crescer.  A mosca-branca, que é o seu transmissor, pode injetar toxinas que comprometem o amadurecimento e uniformidade dos frutos.

Outra característica da semente ParonNTY  é a melhor proteção contra os nematoides, um parasita invisível a olho nu e que penetra nas raízes da planta, o que dificulta a absorção de água e nutrientes e impacta no vigor e tamanho do tomateiro.

O lançamento da empresa para hortifrúti é uma evolução do Paron, uma semente reconhecida por produtores de tomate de todo o Brasil, devido à performance nas lavouras.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024