Syngenta obtém registro de produto contra nematoide de cisto da soja no Brasil

Novo nematicida microbiológico possui a bactéria Pasteuria nishizawae em sua composição e é destinado ao tratamento de sementes

22.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Cultivar

A Syngenta Proteção de Cultivos acaba de obter o registro no Brasil de um novo nematicida microbiológico, destinado ao controle de nematoide de cisto da soja (Heterodora glycines). Batizado de Clariva PN o produto é destinado ao tratamento de sementes e possui em sua composição a bactéria Pasteuria nishizawae. O deferimento do pedido de registro foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (22/08). através do Ato de número 69 do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Pasteuria nishizawae é uma bactéria específica para o controle do nematoide do cisto da soja, capaz de produzir endósporos, que são estruturas de resistência da bactéria. Os endósporos permanecem no solo, sendo viáveis mesmo em condições ambientais adversas.

O controle do nematoide do cisto da soja por P. nishizawae pode ocorrer em dois momentos. Primeiramente, quando o nematoide é atraído pelos exsudatos da planta hospedeira, percorre o solo infestado com os endósporos da bactéria; esses endósporos entram em contato com o corpo do nematoide e a ele aderem.

Dependendo do número de endósporos aderidos, o nematoide não consegue penetrar a raiz e, portanto, não pode se alimentar e acaba por morrer. Por sua vez, se o número de endósporos é baixo, o nematoide em fase J2 pode conseguir penetrar a raiz da planta, se diferenciar em uma fêmea e iniciar o processo de infecção; contudo, os endósporos aderidos ao corpo irão parasitar essa fêmea e torná-la infértil. Desse modo, ao invés de produzir ovos, o corpo da fêmea irá servir como uma proteção para a proliferação das células da bactéria que irão se reproduzir até que o cisto, em condições favoráveis, estoure e libere mais endósporos no solo e o processo se inicie novamente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024