Tec Campo 2019 acontece no PR e SP

Evento promovido pela Capal em parceria com a Fundação ABC leva informações sobre cultivares, pesquisa e assistência técnica aos agricultores

23.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte

A identificação da cultivar ideal para cada região, cuidados com pragas e doenças e a nutrição das plantas são assuntos que serão tratados no Tec Campo 2019, realizado pela Capal Cooperativa Agroindustrial junto com a Fundação ABC. O evento, maior dia de campo promovido pela cooperativa, vai acontecer em 30 e 31 de janeiro em Taquarivaí, Itaberá e Taquarituba (municípios de São Paulo) e em 6 e 7 de fevereiro em Curiúva, Wenceslau Braz e Arapoti (Paraná).

Gerente técnico de pesquisa da Fundação ABC, Luís Henrique Penckowski explica que a programação do Tec Campo inclui as novidades em fitotecnia e em cultivares de soja e milho. “O objetivo do evento é estar próximo ao cooperado, promovendo uma integração entre pesquisa, assistência técnica e produtor rural”, destaca Penckowski. O Tec Campo é exclusivo aos produtores associados à Capal, que tem acesso a um conteúdo traçado sob medida às necessidades dele para aumento da produtividade, redução de custos de produção e melhor performance da lavoura. Nesse ambiente, todas as dúvidas e expectativas para a safra são respondidas pelo corpo técnico da Capal e da Fundação ABC.

Os dias de campo discutem os principais desafios dos produtores para esta safra.
Os dias de campo discutem os principais desafios dos produtores para esta safra.

Para a programação deste ano, os temas são entomologia (pragas), fitopatologia (doenças), fitotecnia (produção de culturas) e solos e nutrição de plantas. O gerente da Fundação ABC destaca que, nesta safra, a atenção está na cigarrinha do milho, comum no Centro-Oeste, que está chegando com força na região Sul. A resistência genética do híbrido é uma forma de controle. A cigarrinha causa o enfezamento do milho (doença) originário de infecção por microrganismos chamados de “molicute”.

Roberto Martins, coordenador do Departamento de Assistência Técnica (DAT) da Capal, lembra que a linha agronômica é dinâmica. “O grande desafio é o desenvolvimento contínuo para o produtor alcançar seu objetivo. O Tec Campo estimula o cooperado a conciliar produtividade, custo, preservação ambiental e qualidade na produção”. O formato do dia de campo facilita essa conciliação, já que as ações são descentralizadas, adequando as demandas para cada região, que apresenta diferenças de solo, clima e relevo.

Martins reforça ainda que o foco do evento é a soja, cuja colheita começa no fim de janeiro (seu auge é entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de março), e o milho, que teve o plantio iniciado em setembro e a colheita em fevereiro.

Nesta safra, houve estiagem para as culturas de inverno e bolsões de seca para as safras de verão. “Em dezembro as chuvas se normalizaram, por isso, quem plantou na época preferencial, terá uma produtividade melhor comparado a quem antecipou o plantio”, conclui Penckowski.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024