Técnicos da Conab levantam custo de produção de café na Bahia e no Espírito Santo

Trabalho vai ajudar no cálculo do preço mínimo do produto

06.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
MAPA

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começaram a levantar, nesta segunda-feira (6), pela primeira vez, o custo de produção de café nos municípios de Vitória da Conquista (variedade arábica) e Itamaraju (variedade conilon), no sul da Bahia, e Jaguaré (conilon), no norte do Espírito Santo.

Os valores vão embasar o cálculo do preço mínimo, que é realizado pela Conab para a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Durante uma semana, os técnicos da Superintendência de Informação do Agronegócio vão colher informações sobre gastos na implantação, formação e produção de café, com o preenchimento de relatórios formados por mais de 300 itens, como preparo de solo, plantio, adubação a tratos culturais e mecanização.

Para o levantamento, também serão realizados painéis com a participação de representantes de sindicatos rurais, cooperativas, órgãos públicos, produtores e técnicos agrícolas, além de agentes financeiros e consultores ligados à agricultura.

A finalização do cálculo deverá durar 30 dias. O valor do custo de produção será utilizado pela Superintendência de Gestão da Oferta da Conab para definir uma proposta de preço mínimo a ser submetida ao Tesouro Nacional.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024