Tecnologia Kimcoat completa 10 anos

Exclusividade da Kimberlit Agrociências se destaca pela atuação direta na fisiologia das plantas

22.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

Otimizar a utilização da terra para produzir mais alimentos, energia e fibras com alta produtividade sem crescer área tem sido a grande missão dos agricultores brasileiros nas últimas safras. Porém, a mesma agricultura moderna que busca altas produtividades, com plantas melhoradas geneticamente, às vezes não atinge o resultado esperado devido a vários fatores. Um destes são os solos intemperizados, ou seja, com grande dependência de doses maciças de adubações com fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos para atingir seus resultados.

Solos tropicais são, de forma geral, originalmente deficientes em N, P e K e com grande capacidade de perdas e imobilização desses nutrientes, em função dos processos de volatilização, adsorção e lixiviação. “Por essas razões são normalmente utilizadas doses altas de fertilizantes, acima das necessidades das plantas, para compensar a perda esperada que ocorre nos sistemas de produção”, diz Juscelio Ramos de Souza, pesquisador da Kimberlit Agrociências.

Para corrigir este problema, a Kimberlit, empresa de quase três décadas no setor de fertilizantes, nutrição e fisiologia de plantas, com sede em Olímpia/SP, vem atuando no desenvolvimento de tecnologias que potencializam a eficiência de uso. “O Kimcoat é uma dessas alternativas, composto por aditivos e substâncias específicas utilizadas no recobrimento dos grânulos de fertilizante nitrogenado (ureia); fosfatados (MAP, TSP e SSP) e potássico (KCL)”, diz o pesquisador.

Nos últimos dez anos, a empresa desenvolveu trabalhos e parcerias com produtores, consultorias e instituições de pesquisas que contribuíram para a difusão desses conceitos e resultados da tecnologia Kimcoat em fertilizantes. Ao se reduzir as perdas de nutrientes, outro ganho de alto valor para o uso dessas tecnologias é o de reduzir o risco de impactos ambientais que podem ocorrer com uso de doses elevadas de fertilizantes.

O Kimcoat oferece uma tecnologia que não implica em: impactos negativos na fertilidade do solo; não liberar no solo substâncias com potencial poluidor após sua degradação; ser estável em todo o processo de produção e não afetar negativamente as características físicas dos fertilizantes. “Outra grande vantagem que é importante destacar, é a compatibilidade com todas as matérias primas existentes no mercado e suas eventuais misturas e ter custo compatível com o valor do benefício entregue para o consumidor”, destaca Souza.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024