Tecnologia para aumentar a assertividade no campo é assunto no SIMAP

Hoje, os produtores brasileiros têm ao alcance tecnologias recém-apresentadas para produtores norte-americanos e de outras partes do mundo, o que permite um trabalho mais eficiente

09.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
José Fernando Schlosser

Para atingir patamares de produção nunca antes vistos, o Brasil, grande produtor mundial de grãos, precisa fazer coisas que ainda não foram feitas por aqui antes. Para corroborar com isso, a tecnologia vem avançando em um ritmo cada vez mais acelerado, o que pode ser facilmente observado nas novidades presentes em maquinários disponíveis no mercado para o trabalho no campo. As tecnologias embarcadas, por exemplo, representam conjuntos de sistemas inteligentes e conectados entre si, o que possibilita maior aquisição, processamento, armazenamento e a comunicação de dados. O resultado disso é maior assertividade nos trabalhos.

Hoje, os produtores brasileiros têm ao alcance tecnologias recém-apresentadas para produtores norte-americanos e de outras partes do mundo, o que permite um trabalho mais eficiente. “Em termos de tecnologia relacionada a motores e transmissões, imaginar que apenas os Estados Unidos sejam a referência é um erro. São vários fabricantes de atuam no Brasil que tem suas sedes de geração de tecnologia na Europa e na Ásia. Ainda assim, o Brasil está em posição bastante avançada, principalmente na tecnologia para grande escala”. A afirmação é do professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, o engenheiro agrônomo José Fernando Schlosser.

A tecnologia embarcada em máquinas agrícolas conta com sensores responsáveis por padronizar a operação e controlar eletronicamente a aplicação ou distribuição de sementes, fertilizantes e defensivos. Posteriormente, o envio dos dados possibilita um planejamento mais inteligente com minucioso mapeamento da semeadura. “O principal desafio é escolher a máquina adequada para cada sistema de produção e condição específica. Além disso, o produtor deve buscar maneiras de evitar as perdas e o desperdício, organizando-se internamente, constituindo um sistema de manutenção particular e adaptado à sua condição com previsão de treinamento da mão de obra, qualidade de insumos para a mecanização e atendimento ao planejamento racional”, completa o professor Fernando.

Schlosser será um dos palestrantes no primeiro dia do Simpósio Mato-Grossense de Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão (SIMAP). O evento acontece nos dias 24 e 25 de meio em Sinop (MT). Na primeira edição do SIMAP, o Engenheiro Agrônomo tratará da nova geração de motores eletrônicos e a integração deles com as transmissões de potência. Ele também irá abordar a questão das emissões de poluentes e os combustíveis do presente e do futuro. Além dele, o evento contará com outros palestrantes renomados entre pesquisadores nacionais e internacionais, diversos profissionais e fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas. Haverá mesas redondas, dinâmicas de campo e apresentações de trabalhos científicos.

O evento é uma realização do Laboratório de Agricultura de Precisão e Mecanização Agrícola – LAPMec da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Campus de Sinop-MT. Maiores informações e a realização das inscrições podem ser feitas pelo site www.lapmec.com.br/simap. O 1° SIMAP é uma parceria com a AgroBravo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024