Tecnologia para qualidade da matéria-prima da cana é apresentada em série de eventos

Campos demonstrativos de produto da Nufarm à base de Etefom tiveram resultados debatidos em encontros técnicos

20.12.2019 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A empresa Nufarm, em parceria com a consultoria, pesquisa & desenvolvimento Agro Analítica, realizou uma série de eventos técnicos com ênfase na melhora do desempenho dos canaviais. Durante os encontros, nas cidades paulistas de Araçatuba, Piracicaba e São José do Rio Preto, e na sul-mato-grossense Dourados, foram apresentados resultados a campo obtidos com o novo regulador de crescimento à base de Etefom Impulse, produto da companhia Nufarm que acaba de chegar ao mercado.

Segundo o consultor Weber Valério, sócio-diretor da Agro Analítica, antes de chegar ao mercado o produto foi avaliado com a consultoria da empresa numa série de campos demonstrativos. Um desses ensaios, observa o consultor, foi realizado na cidade de Piracicaba, numa área cultivada com a variedade CTC4, e teve por objetivo analisar o desempenho de Impulse para antecipar a maturação da cana-de-açúcar.

Conforme Valério, em 70 dias a CTC4 acumulou 12 quilos de ATR por tonelada de cana, comparada a outra área na qual não ocorreu o emprego do Etefom. De acordo com ele, a Agro Analítica conduz neste momento outros trabalhos em nível de campo, focados em diferentes características atribuídas ao produto pela empresa fabricante. São analisados nesses trabalhos, por exemplo, a redução da isoporização em variedades específicas de cana, além de ganhos na produção da cultura por hectare (TCH) e toneladas por hectare (TAH).

“Observamos que por se tratar de um produto menos ‘estressante’, Impulse transfere ao usuário mais flexibilidade na colheita”, acrescenta o consultor. Valério destaca ainda que o Etefom da Nufarm é alvo de testes que compreendem a aplicação no sulco de plantio e em períodos de pouca umidade, como ocorre, em geral, nos meses de julho.

“Resultados preliminares indicam que o produto melhorou o ‘arranque’ inicial, o stand, perfilhos e uniformizou o desenvolvimento da cultura, principalmente nos plantios mecanizados”, enfatiza Valério. “Temos ainda como objetivo estimular ao máximo a brotação de gemas”, continua o consultor. Os trabalhos da Agro Analítica em torno do Etefom da Nufarm, conforme Weber Valério, serão conduzidos nos campos demonstrativos até a fase da colheita.

O gerente de produto da companhia Nufarm, Murilo Borges, enfatizou nos eventos que o novo Impulse transferiu resultados representativos ao manejo e à produtividade de canaviais, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo. “Registramos elevação de produtividade, condições mais favoráveis para manejo de canaviais na fase de colheita e ganhos nos processos de moagem das usinas”, informou o executivo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024