Tecnologia permite colheita antecipada de manga em São Paulo

Mais de 300 produtores rurais participaram do maior evento de manga do País, da Agrotécnica Matão, no último dia 19, em Taquaritinga (SP)

08.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Thais Frausto

Com o objetivo de demonstrar aos produtores rurais o projeto da produção de manga fora da época tradicional, foi realizado no último dia 19, o VI Encontro Regional de Tecnologia na Cultura da Manga, na Ogata Citrus Taquaritinga (SP).  O trabalho é desenvolvido há seis anos em parceria com a Agrotécnica Matão, consultor Gilberto Nogueira e a Aminoagro, que pertence ao Grupo Fertiláqua.

Por meio de tecnologias de ponta do Programa Construindo Plantas – PCP 360 da Fertiláqua, que atua também na cultura da manga trabalhando em todos os estágios, desenvolvendo a lavoura com o máximo potencial produtivo e um manejo eficiente, os agricultores de São Paulo já produzem e colhem manga em diferentes épocas e com maior valor agregado a fruta.

“O projeto de manga da companhia mostra ao produtor que é possível – com suporte técnico, manejo adequado da nutrição, fisiologia da planta e investimentos – aproveitar o máximo potencial produtivo da fruta com qualidade e rentabilidade”, explica Itamar Guerra, representante técnico de vendas da Fertiláqua.

 Além de projeto, mais de 300 produtores contaram com palestras, orientações e mesa redonda sobre aspectos gerais da cultura, tratamento eficiente e econômicos, uso adequado dos produtos para a proteção das plantas, vantagens e benefícios.

A palestra “Principais características de sobrevivência e desenvolvimento da Bactéria Xanthomonas campetris PV Magiferaeindicae” na cultura da manga foi abordada pelo especialista e professor Antonio de Goes e, posteriormente, “Manejo e formas de controle da Bactéria” na mangueira foi tema da mesa redonda debatida por diversos especialistas das áreas. Participantes contaram com Circuito Tecnológico, visita aos stands e evento foi finalizado com um Circuito Prático com o professor Dr. Paulo Rosa que explicou sobre prática de tecnologia de aplicação.

“Atualmente esse evento tornou-se o maior da cultura de manga do País e traz produtores do Brasil inteiro que conhecem cada vez mais projetos inovadores como técnicas de indução floral da manga. Como a colheita antecipada é realizada no período seco, contribui com menor índice de incidência de doenças. Dessa forma, o produtor ganha mais em produtividade e rentabilidade. Queremos que esse evento cresça cada vez mais para abordarmos toda a fruticultura”,  destacou Luis Carlos Girotto, da Agrotécnica Matão.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024