Tecnologias da Embrapa na 4ª Expoagro Cotricampo

Na vitrine da Embrapa serão apresentadas cultivares de soja, trigo e forragens

15.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Embrapa

A Embrapa Trigo é uma das apoiadoras da 4ª Expoagro Cotricampo, feira que acontece de 21 a 23 de fevereiro, no campo experimental da cooperativa em Campos Novos, RS. Na vitrine da Embrapa serão apresentadas cultivares de soja, trigo e forragens, além dos trabalhos de pesquisa em conservação de solos.

Durante a feira, analistas da Embrapa vão apresentar os últimos lançamentos na soja, as cultivares BRS 5601RR, com ciclo precoce e o alto potencial produtivo; e a BRS 6203RR, capaz de aliar produtividade com amplitude na janela de semeadura.

No trigo, o melhoramento genético na Embrapa tem buscado atender os diversos mercados oportunizando variadas estratégias para assegurar a rentabilidade do produtor. As cultivares  apresentadas serão os trigos de duplo propósito para alimentação animal em ILPF BRS Tarumã (pasto+grãos) e BRS Pastoreio (pasto+silagem ou grãos), além do trigo BRS 327, com característica branqueador que tem sido utilizado no moinho da Cotricampo.

Também serão apresentadas alternativas de forragem de verão, como o milheto BRS 1503 (desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo), com alta capacidade de rebrote, tolerante à seca e alto teor de proteína; e o capim sudão BRS Estribo (da Embrapa Pecuária Sul), que apresenta uma maior produção de forragem, maior perfilhamento, maior proporção de folhas, ciclo mais longo e manejo flexível em relação ao capim-sudão comum.

A compactação de solo tem sido uma das causas de frustração agrícola na safra de verão, tanto em função da falta de água (estiagens), como também pelo excesso (erosão do solo na enxurrada). Além de dificultar os fluxos de água no solo, a compactação limita o crescimento de raízes, prejudicando o desenvolvimento das plantas. Estudos conduzidos na Embrapa nos últimos anos serão apresentados na feira, apontado alternativas para resolver o problema de compactação.

Serviço

Expoagro Cotricampo 2019 

21, 22 e 23 de fevereiro em Campos Novos, RS

Para mais informações, acesse aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024