Tecnologias para auxiliar na produção de manga

A cultura é uma das mais rentáveis no país

11.10.2017 | 20:59 (UTC -3)
Camila Lopes

“Somos Solo, Somos Sementes, Somos Mais Produtividade” é o tema da nova Campanha do grupo Fertiláqua, lançada oficialmente em São Paulo/SP. O objetivo é mobilizar a sociedade brasileira sobre a importância do cuidado com o solo e com a qualidade das sementes. Entre as diversas culturas que podem ser trabalhadas no país, a de manga tem sido uma atividade rentável para a maioria dos produtores brasileiros em 2017. Até o mês de julho, a diferença entre o preço e o custo médio (rentabilidade) superou todas as demais frutas analisadas pelo Hortifruti/Cepea. 

 Na mangicultura, o segundo semestre é um período de intensa exportação do fruto aos Estados Unidos e as expectativas são positivas. A projeção da National Mango Board (NMB) é de que, no total da temporada, sejam recebidas pelos EUA quase 7,9 milhões de caixas de manga brasileira, um aumento de 3% em relação ao recebido no ano passado.

 Mas, para que se mantenha esse padrão elevado de produtividade, o agricultor deve contar com orientações de especialistas, manejos adequados e tecnologias, como é o caso do Programa Construindo Plantas (PCP) da Fertiláqua que tem como objetivo buscar máxima eficiência do sistema produtivo que podemos manejar, partindo do solo.

 Entre os benefícios específicos que a tecnologia irá proporcionar estão a estimulação da microbiota para uma melhor ciclagem do material orgânico no solo; estimular o desenvolvimento de raízes em perfis mais profundo do solo, dentro da faixa molhada; diminuição no excesso de sais no solo e uma melhor eficiência da adubação.

 Outro fator importante é a indução da florada de manga fora da época natural de produção, com aplicações de produtos desenvolvidos para auxiliar no processo de estímulo fisiológico da planta, possibilitando a produção de manga em larga escala, todos os meses do ano.

 Por meio do aporte nutricional equilibrado e estímulos fisiológicos específicos, é possível chegar a um patamar de produção satisfatório e colher frutos em períodos de menor oferta no mercado. Dessa forma, obtém-se uma planta mais equilibrada que, consequentemente, aumenta a produtividade na lavoura e gera maior rentabilidade para o negócio.

Mais informações no website:  www.fertilaqua.com.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024