​TecTrigo lança cultivar de alto rendimento em Castro, PR

CD 1303 promete surpreender em produtividade e qualidade; Coodetec também apresentou CD 1705, de ótima sanidade

05.10.2016 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Benedito

Com o objetivo de aumentar a produtividade de trigo em diferentes regiões, a Coodetec realizou o TecTrigo, na última terça-feira, dia 04, em Castro, PR. O evento contou com a participação de produtores e representantes das principais empresas e cooperativas da região fria do Paraná.

Durante o encontro, o consultor e engenheiro agrônomo Joaquim Mariano Costa ministrou palestra sobre os fatores que influenciam diretamente nos resultados da lavoura. Ele falou sobre clima, doenças, rotação de culturas, zoneamento e fertilidade de solo.

Além dessas informações, também foram apresentados os principais e mais indicados trigos para a região fria. Em destaque, os lançamentos CD 1303 e CD 1705. “A Coodetec está investindo cada vez mais em pesquisa e o resultado disso são esses produtos. O pão/melhorador CD 1303 é o precoce mais rápido do mercado e irá agradar o agricultor que busca alto rendimento”, informa o líder de Desenvolvimento de Produto, Olavo Correa.

Já o trigo CD 1705 é brando e, segundo Correa, leva tranquilidade ao produtor, pois, além do bom rendimento, possui tolerância às principais doenças da cultura e ótima sanidade de folhas e espigas.

O pesquisador da Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), Juliano Luiz de Almeida, acompanhou a evolução das sementes Coodetec e diz que o ponto forte da empresa está na qualidade industrial. “Hoje, muitas cooperativas possuem moinhos e esse mercado pede qualidade. Sempre indicamos sementes que resultam na farinha que atende o nosso cliente e a Coodetec está preocupada com isso, em desenvolver cultivares com a qualidade que o mercado procura.”

Os avanços no melhoramento da empresa também foram lembrados pelo assessor técnico de sementes da Castrolanda, Charles Allan Telles. “O CD 1303 se mostrou uma excelente opção. Possui ótima sanidade e porte baixo. Fiquei satisfeito com as informações que recebi e em saber que a Coodetec avançou bons trigos para a região fria”, argumenta.

O TecTrigo também será realizado na Estação Experimental Seeds (Grupo Floss) em Passo Fundo/RS, na terça-feira, dia 11, a partir das 9h30. Lá, o responsável pela palestra principal será o professor e pesquisador Elmar Luiz Floss. Em Cascavel/PR, o evento aconteceu no dia 13 de setembro, na sede da Coodetec.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024