Telemetria possibilita mais segurança para o transporte no mercado sucroalcooleiro

​O mercado sucroalcooleiro, considerado de extrema importância para o Brasil, também encontra desafios para o transporte de sua produção.

24.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
Ana Claudia Proença

 Uma grande preocupação é a ocorrência de acidentes durante o transporte da produção, pois os caminhões saem do campo muito carregados e pesados, o que favorece as chances de tombamento.

Para evitar acidentes, o uso da telemetria é fundamental para acompanhar a operação do começo ao fim, por meio de soluções instaladas no barramento CAN dos veículos e que extraem informações valiosas sobre a condução do motorista: freadas e acelerações bruscas, curvas acentuadas, marcha lenta excessiva, faixa verde, rotação, velocidade, banguela, média de consumo de combustível, uso do compressor, pressão do óleo e temperatura líquido arrefecimento.

Assim, caso tenha alguma alteração nesses parâmetros, há a emissão de alertas sonoros na cabine para que o motorista volte, imediatamente, ao comportamento adequado. Para que isso aconteça, são criados padrões customizados de acordo com cercas eletrônicas embarcadas na operação. Como exemplo, é possível estabelecer uma regra de parametrização onde a velocidade máxima permitida em uma rotatória deve ser sempre de 15km/h; caso o motorista ultrapasse, é emitido sinal na cabine, dando 10s para que ele volte ao normal e, se não isso não ocorrer, a infração será registrada em relatório.

Soluções

Entre as soluções, destaca-se a Telemetria Premium associada ao MiX Smart Rotograma Falado. Com essa combinação de soluções é possível aumentar o nível de segurança da frota através da comunicação direta com o condutor do veículo por meio de voz, alertando os riscos de uma rota específica.

Visando reforçar mais ainda a segurança da operação, existe o MiX Vision, uma solução que combina dados do vídeo, veículo e motorista para uso em análise de incidentes, reivindicações de seguros e iniciativas de saúde dos condutores.

Uma opção boa para os motoristas poderem realizar autogestão de sua forma de condução é o aplicativo MyMiX, transformando a sua avaliação diária em uma rotina de melhoria constante, possibilitando sua comparação com os demais motoristas da frota.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024