Temáticas diversas compõem Fórum Mercadológico da Abertura da Colheita do Arroz

Segundo dia do evento contará com debates sobre mercado, economia e tecnologias voltadas para as lavouras

13.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

Na próxima quinta-feira, 21 de fevereiro, à tarde, a 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz vai abrir espaço para o Fórum Mercadológico. No auditório da Estação Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado em Capão do Leão (RS), região de Pelotas (RS), quatro painéis vão abordar as mais diversas temáticas para informar e atualizar os produtores das tendências de mercado, políticas e tecnológicas.

No primeiro painel, o engenheiro agrônomo e jornalista Donário Lopes de Almeida vai falar sobre Agricultura 4.0 e os impactos da digitalização no campo. Logo após, o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Arroz do Estado (Sindarroz), Tiago Barata, e um representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vão debater o Panorama no período comercial. Logo após, o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, aborda a Economia do arroz. Finalizando o fórum, o ex-jogador de futebol Paulo César Tinga, que hoje atua como empreendedor, apresenta a palestra Gestão dinâmica no campo.

Conforme Dornelles, o fórum vai explorar diversos temas com uma amplitude e diversificação de assuntos abordados, desde os aspectos de vanguarda da era digital e vai até a parte motivacional devido às grandes dificuldades que o setor vem enfrentando ora por problemas de preços, ora por problemas climáticos. "Essa abordagem motivacional tem por sentido de adoção de novas posturas para enfrentamento das crises. Não faltarão também os aspectos sobre a abordagem do governo, qual a leitura dos novos planos agrícolas, da economia, para que o produtor não seja pego de surpresa por futuras tendências de futuros programas", destaca, referindo-se à palestra da Economia do arroz.

Além disso, de acordo com o presidente da Federarroz, serão abordadas as dificuldades do governo de intervenção no mercado em virtude da crise fiscal. "Não faltará o debate bastante simples e objetivo sobre o que ocorreu no último ano de comercialização, quais as tendências e o que tem se perpetuado nas nuances comerciais do arroz. Isso vai ajudar os produtores a se qualificarem para um novo ano que já se iniciou desafiador", observa.

A Abertura Oficial da Colheita será realizada de 20 a 22 de fevereiro com o tema “Matriz Produtiva: Atividade Diversificada, Renda Ampliada”. O evento conta com Patrocínio Premium do Irga e Ministério da Agricultura, correalização da Embrapa e realização da Federarroz. Informações sobre a programação podem ser obtidas em www.colheitadoarroz.com.br.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024