Tereza Cristina participa das comemorações dos 30 anos da Asbraer

A ministra destacou a importância da assistência técnica para os agricultores brasileiros e disse que o assunto é uma prioridade para o Mapa

08.06.2020 | 20:59 (UTC -3)
MAPA

A comemoração dos 30 anos da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), realizada nesta segunda (8) contou com a participação virtual da ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ministra destacou a importância da assistência técnica para os agricultores brasileiros e disse que o assunto é uma prioridade para o Mapa.

“Se não fortalecermos a assistência técnica no nosso país, continuaremos com essa desigualdade entre a agricultura que produz, que gera renda e riquezas e aqueles que vão viver da subsistência. Temos um papel fundamental em fazer a mudança dessa situação que temos no nosso país”, destacou a ministra.

O secretário de Agricultura Familiar do Mapa, Fernando Schwanke, também participou do evento virtual, além do presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães.

Asbraer

A entidade reúne 27 associadas presentes em todas as unidades da federação responsáveis pelo trabalho de assistência técnica e extensão rural. Ao longo dessas três décadas de atuação, a Asbraer vem trabalhando para garantir iniciativas políticas e planejamento de ações para levar maior qualidade de vida para o trabalhador no campo, o desenvolvimento rural sustentável e a inovação.

Atualmente, entidades de três estados – Mato Grosso do Sul, Sergipe e Paraíba  - já executam, além dos trabalhos de assistência técnica e extensão rural, ações de pesquisa e de regularização fundiária. “Essa é uma tendência que, aos poucos, se concretizará nas demais associadas. O que só irá fortalecer a nossa contribuição para a expansão da atividade agrícola em nosso país”, observa Nivaldo Magalhães, que preside a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).

Como resultado também das ações desenvolvidas, estão a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a política nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), voltada para a promoção do desenvolvimento rural sustentável para a agricultura familiar.

Atualmente, a rede de extensionistas das entidades que integram a Asbraer somam 15 mil profissionais que desenvolvem atividades com o trabalhador nas áreas rurais em mais de 5 mil municípios brasileiros. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024