​Termina nesta sexta-feira o Fórum do Feijão

Evento reuniu centenas de pessoas ligadas à cadeia produtiva do Brasil e do mundo

23.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Ibrafe

O V Fórum Brasileiro o Feijão, Pulses e Colheitas Especiais se encerra nesta sexta-feira (23). Nos últimos dois dias centenas de pessoas passaram pelo evento com o objetivo de fazer negócios, aumentar o netowork e adquirir conhecimento sobre vários temas da cadeia produtiva do Feijão. Produtores, pesquisadores, empacotadores, exportadores, compradores, entre outros estiveram presentes no evento.

A quinta-feira (22) foi dedicada ao tema “Sementes, Adubação e Solo”. Os palestrantes do dia falaram sobre o lucro que começa com o uso de sementes de boa procedência, o manejo do solo para aumentar a produtividade, a agricultura do sol e o ponto de vista do consumidor sobre o Arroz e Feijão, entre outros temas. A parceria entre o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (brafe) com a Embrapa proporcionou grande parte das palestras ministradas neste segundo dia de Fórum do Feijão.

“O evento proporciona o encontro da cadeia completa e é um momento muito importante de troca de experiências. Ao longo desses anos de Fórum tenho percebido que a cultura tem ganhado mais importância em função dessa disseminação da informação. O Fórum se presta a fazer com que a informação seja passada de modo rápido e amplo”, afirmou o pesquisador da Embrapa Dr. Kaesel Damasceno, um dos palestrantes do dia, que falou sobre o melhoramento do Feijão-caupi.

Exportação

Paralelo as conferências, na tarde desta quinta-feira aconteceu ainda o Workshop Brasil Índia para exportadores. Representantes da Câmara de Comércio Índia Brasil estiveram no Fórum em um encontro com os principais exportadores de Feijão do país para conversar sobre o amplo mercado em crescimento da Índia, que tem interesse em importar pulses do Brasil.

“São iniciativas como essa que precisamos para fomentar um segmento que tem um potencial enorme e está sendo pouco explorado. A abertura que o Ibrafe está dando para esse tema vai ser fundamental para atingirmos o sucesso nessa relação”, declarou o presidente da Câmara Índia Brasil, , Leonardo Ananda Gomes.

Último dia

As palestras desta sexta-feira (23) começaram com o tema voltado para o mercado. O presidente do Ibrafe, Marcelo Eduardo Lüders, apresentou uma perspectiva de negociações do Feijão, falou sobre as iniciativas do Ibrafe e sobre a importância do trabalho em equipe unindo toda a cadeia produtiva.

Na parte da tarde acontecerá um palestra da Global Pulses Confederation (GPC) e será apresentado o painel sobre Pulses e Grãos Especiais. O evento termina às 16h45.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024