TMG apresenta lançamentos de soja para o cerrado brasileiro

TMG 2378 IPRO, TMG 2381 IPRO e TMG 2383 IPRO foram apresentadas no XVIII Encontro Técnico da Fundação MT, que se encerrou na última sexta-feira

21.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Dayane Pozzer

Três novas cultivares de soja com adaptação no cerrado brasileiro foram apresentadas  em Cuiabá, Mato Grosso, pela Tropical Melhoramento & Genética (TMG). A empresa foi uma das patrocinadoras do XVIII Encontro Técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, e teve a oportunidade de mostrar as características e posicionamento dos lançamentos para a safra 2018/19 e de outras variedades consolidadas do portfólio. O evento, que se encerrou na sexta-feira (18/05), teve a participação de mais de 300 profissionais da área agrícola, das principais regiões produtoras de soja no Brasil. 

Renan dos Santos, supervisor de Desenvolvimento de Mercado da TMG em Mato Grosso, apresentou as novas cultivares de soja, a TMG 2378 IPRO, TMG 2381 IPRO e TMG 2383 IPRO. Em comum, as variedades trazem a tecnologia Intacta RR2 PRO, de resistência às principais lagartas da soja e ao herbicida glifosato. A TMG 2378 IPRO se destaca por ser precoce e por ter boa aptidão para a abertura de plantio. Além dessas características, possui baixa plantabilidade, arquitetura moderna e compacta. “ É uma variedade com folha estreita no ponteiro, facilitando a aplicação de defensivos, o manejo de pragas e controle de doenças”, explicou Renan.

A TMG 2381IPRO, além de trazer os benefícios da tecnologia Intacta RR2 PRO™, tem Ampla Resistência a Cisto e essa dupla característica é um dos principais destaques desse lançamento. “Através de um trabalho massivo e de assertividade do Programa de Melhoramento Genético da TMG trazemos o lançamento com essas duas grandes características, além de ter alto teto produtivo, que foi o principal critério de seleção dessa cultivar, também com baixa plantabilidade. Tudo isso ajuda a reduzir custos para o produtor”, destacou o supervisor.

Ainda na apresentação o público conheceu a TMG 2383IPRO, cultivar de grupo de maturação 8.3, que se mostrou muito competitiva em mais de 30 ensaios realizados durante a safra 2017/18, em Mato Grosso e na região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A variedade obteve 79% de vitória em comparação à principal cultivar do mesmo grupo de maturação e que hoje é semeada em Mato Grosso. “Essa variedade tem alto teto produtivo, é resistente ao nematoide de cisto das raças 1 e 3, tem boa capacidade de engalhamento e é muito fácil de ser trabalhada, pois tem ampla adaptabilidade e boa plasticidade em relação ao estande de plantas”, pontuou o profissional.

Além das novas cultivares, também foram destacadas no Encontro Técnico as lançadas na safra 2017/18, TMG 7067IPRO e TMG 2173IPRO. A TMG 7067IPRO, com adaptação tanto para o cerrado como para a região Sul do Brasil, além da precocidade, tem excelente teto produtivo, alto peso de grãos e boa capacidade de engalhamento (esta última característica é mais evidente no Mato Grosso do Sul e em Goiás). A TMG 2173IPRO também tem boa capacidade de engalhamento e crescimento e, por isso, é indicada para abertura de plantio. Ainda no portfólio das variedades consolidadas, a TMG 1180RR apresenta em várias safras resultados acima de 70 sacas por hectare. “É uma variedade com excelente plasticidade. Sua capacidade de se adaptar ao meio traz vantagens para o produtor, se sobra planta ela não acama, se falta ela engalha”, frisou.

Outras três cultivares presentes no portfólio de soja da TMG tiveram seus resultados de produtividade divulgados no evento. A TMG 2181IPRO, a TMG 2185IPRO e a convencional TMG 4182 continuam sendo excelentes opções de alta produtividade e trazem características agronômicas específicas, como a tolerância à chuva na colheita (TMG 2185IPRO) e ampla resistência ao nematoide de cisto (TMG 4182).

As cultivares lançadas na safra 2017/18 e as demais consolidadas têm bons volumes de sementes a serem comercializadas para a próxima safra.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024