​TOTVS reduz a distância da cana à usina com solução de logística

Logtra chega à Agroindústria para o controle das máquinas em campo e gestão do transporte, desde o preparo do solo e plantio até a colheita e moagem

07.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Marina Zimmaro

Representando cerca de 25% do custo da tonelada da cana de açúcar e 10% de cada saca, de acordo com dados da União dos Produtores de Bioenergia, o CTT – corte, transbordo e transporte – é uma operação crítica para o agronegócio. Para oferecer um apoio efetivo aos usineiros, a TOTVS desenvolveu uma solução para a logística do transporte de cana de açúcar e outros cultivos de etanol 2ª geração, o Logtra. O sistema gerencia os equipamentos alocados em todas as etapas de trabalho, observando a capacidade de moagem da indústria. O objetivo é reduzir a distância da cana à usina, com segurança e precisão.

Como um produto perecível, o tempo entre a colheita e a moagem é fundamental. A agilidade no processamento da cana influencia diretamente na qualidade da entrega final. Dessa forma, ter os processos sincronizados é um diferencial atendido pelo Logtra. Com diversas informações sobre todas as máquinas do campo, a solução permite a gestão em tempo real para o operador de logística. Assim que a equipe de manutenção de frota libera um caminhão, por exemplo, o sistema informa que o equipamento está disponível e indica em quais áreas ele pode ser utilizado, dependendo do tipo de matéria-prima ou necessidade específica do cultivo. Com ele, é possível controlar todas as atividades em campo, do preparo do solo e plantio, à colheita e transporte à usina.

O Logtra ainda tem integração com a telemetria dos computadores de bordo das máquinas que, por sinal on ou offline, envia uma grande quantidade de dados coletados durante o trabalho em campo. Se ocorre um evento e o trator fica parado, o operador sinaliza no computador de bordo o motivo, que pode ser um pneu furado, por exemplo. A solução repassa a informação à área logística e gera um alerta no painel de gestão para tomadas de decisão em tempo real, sem que haja prejuízos à operação. Sem essa tecnologia, todo o controle dependia de anotações manuais dos operadores, tanto sobre incidentes no percurso quanto sobre a sua localização geográfica e tempo gasto em cada etapa.

Em um ambiente totalmente personalizável, o painel de gestão do Logtra pode ser configurado de acordo com as necessidades específicas de cada usuário. Ele permite a visualização de diferentes indicadores por gráficos, como o de previsão de entrega, de tonelada de cana por hora previsto versus realizado, de previsão de tonelada média da carga e da produção industrial naquele exato momento. A solução foi desenvolvida para rodar em diversas plataformas - web, desktop, tablet ou notebook.

“Agilidade e assertividade na produção de cana de açúcar são diferenciais que impactam diretamente a lucratividade da usina. Por isso, desenhamos uma solução que se encaixa perfeitamente na necessidade logística para o transporte dos cultivos de cana de açúcar, proporcionando uma gestão inteligente e em tempo real”, destaca Fábio Girardi, diretor do segmento de Agroindústria da TOTVS.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024