Tour do Milho e a importância do monitoramento de pragas

O evento contará com a palestra “Manejo da Lagarta do Cartucho na cultura do milho”, ministrada pelo agrônomo, Paulo Roberto Garollo

15.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Brenno Sarques

O Tour do Milho 2019 está chegando. No dia 24 de maio, o Instituto Goiano de Agricultura (IGA) vai receber produtores rurais, técnicos agrícolas e representantes da cadeia produtiva do milho para conferir os resultados de testes com híbridos disponíveis no mercado e orientações sobre o manejo e controle das pragas da cultura.

O evento contará com a palestra “Manejo da Lagarta do Cartucho na cultura do milho”, ministrada pelo agrônomo especialista do desenvolvimento de tecnologias, Paulo Roberto Garollo. “A palestra trata do monitoramento da praga, as principais ações que o produtor tem que tomar e como fazer para monitorar corretamente a lagarta”, diz.

Garollo explica que a presença da praga ainda resulta em significativa perda de produtividade. “No Brasil se perdia, em média (até 2007), 35% da produção de milho por conta desta lagarta”. Os dados advêm de pesquisas de instituições tanto públicas quanto privadas. Entretanto, continua, com a biotecnologia, muito mudou. “A planta agora produz proteínas de defesa em relação à lagarta”; um grande avanço, mas que não resolve o problema por completo.

Biotecnologia

“É importante proteger a biotecnologia no Brasil. O monitoramento errôneo pode aumentar a presença da lagarta e prejudica a durabilidade das proteínas BT que protegem a planta. Então devemos orientar o monitoramento adequado para que as proteínas BT permaneçam viáveis por mais tempo”, avalia Paulo Garollo.

Centros de pesquisa públicos e privados sabem da importância dos estudos em biotecnologia e se dedicam a este assunto. Paulo chama a atenção para a utilização de manejo complementar, normalmente através de produtos químicos (inseticidas) e que devemos seguir a bula desses produtos. “Temos mais de cem produtos registrados no Mapa para proteção contra a lagarta. As bulas indicam o “ínstar” ideal da lagarta, as doses adequadas e outras orientações imprescindíveis para que se obtenha o máximo rendimento”, informa. Mais dicas e orientações estarão disponíveis no Tour do Milho. Inscreva-se pelo link.

Tour do Milho 2019

Local: Instituto Goiano de Agricultura (IGA) - Montividiu-GO

Data: 24 de maio de 2019

Horário: 8 horas

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024