Benefícios do tratamento com nematicida microbiológico em sementes de brachiaria

A nova solução disponível para os produtores tem como missão aumentar a fertilidade do solo sem que os nematoides se aproveitem disso e atrapalhem a produtividade

30.03.2020 | 20:59 (UTC -3)
Camila Lopes

A tecnologia de tratamento de sementes Yellow Jacket, exclusiva da Barenbrug, ganha mais eficiência com uma novidade desenvolvida pela empresa no Brasil: a implementação do Nematicida Microbiológico a fim de controlar a multiplicação de nematoides que causam prejuízo às culturas agrícolas. A nova solução disponível para os produtores tem como missão aumentar a fertilidade do solo sem que os nematoides se aproveitem disso e atrapalhem a produtividade.

tecnologia Yellow Jacket - com uso de fungicida, inseticida, bioestimulantes e micronutrientes - foi desenvolvida para promover um rápido e seguro estabelecimento da forrageira no campo, pois protege as plântulas durante o desenvolvimento inicial, com isso é possível antecipar o primeiro pastejo e consequentemente aumentar a produtividade da área de pastagem.

A implementação do Nematicida Microbiológico na tecnologia Yellow Jacket é mais um diferencial da Barenbrug 

A inserção do Nematicida Microbiológico na tecnologia Yellow Jacket traz mais benefícios aos produtores. O time de Desenvolvimento Tecnológico da Barenbrug do Brasil dedicou-se intensivamente a estudos científicos e análises para chegar a comprovação de uma solução de tratamento eficiente no combate aos nematóides. “O uso do nematicida microbiológico no tratamento de sementes das culturas de cobertura é uma ferramenta a mais para o produtor, durante o período entre safras, incrementar a capacidade produtiva natural dos solos”, esclarece o Engenheiro Agrônomo e Coordenador de Desenvolvimento Tecnológico da Barenbrug, Paulo Ramalho. 

O que se esperar de benefícios após o uso das sementes com Nematicida Microbiológico? 

As plantas provenientes das sementes tratadas com o Nematicida possuem uma menor infecção por nematóides. Ao utilizar as sementes tratadas com o Nematicida Microbiológico durante a cultura de cobertura, espera-se um incremento da população destes microrganismos na rizosfera, região das raízes das plantas forrageiras. 

A utilização do Nematicida, consequentemente, causará um aumento da atividade microbiológica na região e, por tal, tem-se competição por espaço, predação de ovos, e redução na capacidade de multiplicação da espécie de nematoide Pratylenchus brachyurus.

Isto, para as culturas subsequentes, favorece não apenas em relação a população do nematoide como irá ajudar a estrutura física do solo, por meio de maior volume de raízes produzidas dentro do perfil do solo, que após a dessecação da forrageira permanecerão no local e serão submetidas ao processo de decomposição. Esta, por sua vez, favorece a fertilidade do solo colaborando para a ciclagem de importantes nutrientes para a produção da lavoura.

Mais informações sobre o uso de nematicidas microbiológicos estão presente no site ou, caso deseje mais informações, fique à vontade para enviar suas dúvidas aos profissionais da Barenbrug.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024