Treinamento ajuda pesquisadores na identificação de insetos em cereais de inverno

​Um grupo de pesquisadores da rede de monitoramento de pragas participou do treinamento “Identificação de Afídeos e Parasitoides em Cereais de Inverno”

21.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes

Um grupo de pesquisadores da rede de monitoramento de pragas participou do treinamento “Identificação de Afídeos e Parasitoides em Cereais de Inverno”, realizado dia 9 e 10 de agosto, no laboratório de entomologia-virologia da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS).

A Rede de Monitoramento de Pragas em Cereais de Inverno é uma ação coordenada pela Embrapa Trigo, junto com parceiros nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. O objetivo é monitorar, por meio de armadilhas e experimentos de campo, migrações de populações de insetos pragas (em especial os afídeos, ou pulgões, vetores de vírus), relacionando os níveis populacionais ao dano econômico causado para estabelecer sistemas de alerta para a tomada de decisão do manejo da lavoura.

De acordo com um dos coordenadores do treinamento, Douglas Lau, a finalidade da ação foi treinar profissionais de empresas de pesquisa e de instituições de ensino, que fazem parte da rede de monitoramento, na identificação das principais espécies de afídeos de cereais de inverno e seus parasitoides. O treinamento contou com programação teórica e prática, onde os participantes puderam compartilhar amostras de insetos coletados em seus respectivos pontos de monitoramento, de forma a aprender as características morfológicas dos afídeos e das vespinhas (agentes de controle biológicos do afídeos) necessárias para a sua correta identificação.

A ação faz parte do projeto “Plataforma integrada para o monitoramento, simulação e suporte à tomada de decisão no manejo de epidemias causadas por vírus transmitidos por insetos”. Um dos resultados previstos no projeto é a estruturação de uma plataforma web para gerenciamento de dados a partir das coletas nas armadilhas de insetos e simulação do crescimento populacional de afídeos baseado nas condições meteorológicas. “A partir do acompanhamento das dinâmicas epidemiológicas de insetos-pragas será possível ajudar o produtor na tomada de decisão no manejo”, conclui Douglas Lau.

Participaram do treinamento pesquisadores da FABC, IF-Sertão, Setrem, UDESC, FAPA, CCGL e UPF.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024