Treinamento para aprimorar técnicas de identificação de insetos em cereais de inverno

O objetivo é capacitar a equipe para a correta inserção de registros em bases de dados web

07.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes ​

2º Treinamento em Identificação, Monitoramento e Manejo de Afídeos e Parasitoides em Cereais de Inverno vai reunir mais de 50 pesquisadores em Passo Fundo, RS, dias 21 e 22 de maio. O objetivo é capacitar a equipe da Rede de Monitoramento de Pragas em Cereais de Inverno para a correta inserção de registros em bases de dados web com informações históricas sobre populações de afídeos e parasitoides, suas interações, impactos e manejo. Ferramentas computacionais para contagem e simulação de população de afídeos fazem parte das novidades dessa edição.

A Rede de Monitoramento de Pragas em Cereais de Inverno é uma ação coordenada pela Embrapa Trigo, criada em 2015 junto com parceiros nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. O objetivo é monitorar, por meio de armadilhas e experimentos de campo, populações de insetos pragas, relacionando os níveis populacionais ao dano econômico. O trabalho permite estabelecer sistemas de alerta para a tomada de decisão do manejo da lavoura. O alvo das ações é o monitoramento de afídeos, insetos conhecidos popularmente como pulgões, que podem causar danos diretos e indiretos ao trigo. 

Quando se alimentam das plantas, os afídeos transmitem o vírus do nanismo amarelo. Em média, plantas de trigo infectadas pelo vírus podem ter o rendimento de grãos comprometido entre 40 e 50%. Como o nome indica, a planta infectada sofre nanismo, redução do crescimento, tem o sistema vascular degenerado e amarelecimento das folhas, o que prejudica a fotossíntese e a produção de grãos.  

Uso da Tecnologia da Informação (TI)

A necessidade de desenvolver uma ferramenta para registrar todas as informações coletadas na rede experimental aproximou os pesquisadores da área de TI dos pesquisadores de insetos (entomologistas). Assim, no âmbito do projeto “Plataforma integrada para monitoramento, simulação e tomada de decisão no manejo de epidemias causadas por vírus transmitidos por insetos”, foram desenvolvidos três softwares para apoio tanto na criação da base de dados quanto no suporte à tomada de decisão de controle de pragas nas lavouras. 

TrapSystem: plataforma que armazena, organiza e permite visualizar os dados de monitoramento de insetos. 

AphidCV: software que automatiza a contagem, classificação e morfometria de afídeos. 

ABISM: modelo de simulação de populações de insetos. 

As ferramentas são resultado da parceria de pesquisadores da Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Câmpus Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo e Embrapa.

“Desde a disponibilização do TrapSystem a preocupação tem sido garantir a qualidade das identificações dos insetos que serão armazenadas. Não adianta ter uma boa base de dados sem o lançamento preciso das informações”, conta o pesquisador da Embrapa Trigo Douglas Lau.

Treinamento

As vagas são fechadas, restritas às instituições participantes do projeto e bolsistas da área. O treinamento vai contar com programação teórica e prática nos prédios na pós-graduação da Faculdade de Agronomia e Ciências Exatas da Universidade de Passo Fundo. 

O evento conta com diversos parceiros que atuam no projeto: Embrapa, CCGL, UFRGS, SETREM, Agrária, Fundação ABC, UFU, IFSul, UPF, IFTM, UEL e IFMT.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024