Treinamento sobre manejo de pragas e de doenças ocorre em Ipameri (GO)

A capacitação será realizada no dia 08 de outubro, a partir das 08h da manhã, na Universidade Estadual de Goiás (UEG)

03.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Rodrigo Peixoto​

A cidade de Ipameri (GO) receberá profissionais da Embrapa, Crea-GO e Emater para o treinamento: “Manejo Integrado de Pragas e Doenças das Culturas da Soja e do Milho”. A capacitação será realizada no dia 08 de outubro, a partir das 08h da manhã, na Universidade Estadual de Goiás (UEG). O evento está aberto à participação de interessados. A inscrição pode ser feita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (62) 3221-6282; e-mail: cursos.creagoias@gmail.com. Clique aqui.

As principais pragas da soja e do milho são lagartas e percevejos, que causam danos econômicos mais graves quando não manejados corretamente. Isso é válido também para as doenças, como, por exemplo, mofo-branco e ferrugem-asiática, no caso da soja; e mancha-branca, cercosporiose e os denominados enfezamentos, no caso do milho. A tomada de decisão para controlar esses males requer critérios técnicos consistentes e sustentáveis, o que é preconizado pelo Manejo Integrado de Pragas e de Doenças, cujas soluções podem, entre outras virtudes, auxiliar na redução de custos de produção e ajudar na conservação ambiental.

A importância da soja e do milho para o agronegócio goiano é marcante. A leguminosa e o cereal movimentam juntos uma grande cadeia, que gera renda e muitos empregos. Na última safra, a soja passou por leve redução da produção, enquanto o milho apresentou crescimento significativo. De acordo com a Conab, a produção 2018/19 deve fechar em 11,4 milhões de toneladas de soja, ou seja, um decréscimo de 3% em relação ao ano anterior. Isso é atribuído à queda de produtividade, por causa das condições climáticas desfavoráveis. Houve veranico entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, que impactou o rendimento médio das lavouras. Já o milho, levando em conta a primeira e segunda safra juntas, teve aumento de produção de 29% em comparação ao exercício passado, fechando também em 11,4 milhões de toneladas.

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024