​Três empresas brasileiras conquistam Prêmio Global DuPont Respeito ao Meio Ambiente 2017

Companhia reconhece distribuidores por investimentos em segurança na armazenagem de defensivos agrícolas e estímulos a boas práticas ambientais

21.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

As empresas brasileiras Agro Amazônia, Castrolanda e Qualicitrus foram vencedoras na América Latina do Prêmio Global DuPont Respeito ao Meio Ambiente 2017. O reconhecimento, de amplitude mundial, é conferido a projetos voltados à armazenagem segura de defensivos agrícolas, gestão ambiental e incentivo a boas práticas no manejo desses produtos. O evento internacional de premiação acontecerá no mês de julho próximo, na sede da DuPont, em Wilmington, Del. (EUA).

O Prêmio DuPont Respeito ao Meio Ambiente, que este ano chegou à sua na 27ª edição, é uma iniciativa da DuPont Crop Protection em parceria com as revistas Crop Life Internacional e AgriBusiness Global. A escolha das empresas vencedoras, informa a DuPont, envolve especialistas do agronegócio atuantes em diversos países e entidades da indústria de agroquímicos.

Pela sexta vez vencedora do Prêmio DuPont Respeito ao Meio Ambiente, a Agro Amazônia é sediada em Cuiabá-MT e comercializa insumos para as culturas de soja, milho, arroz e outras. “Sustentabilidade e Segurança são parte de nossa filosofia e valores fundamentais para o sucesso da Agro Amazônia”, comemora Roberto Motta, sócio vice-presidente. A empresa conquistou a edição 2017 do prêmio da DuPont graças a um projeto de construção de novas instalações para armazenagem de agroquímicos, realizado na filial de Diamantino-MT. “Este investimento teve como objetivo propiciar um ambiente operacional seguro a colaboradores e a toda a comunidade”, resume Motta.

Ganhadora de três edições anteriores do Prêmio Global Respeito ao Meio Ambiente, a Castrolanda Cooperativa Agroindustrial é uma das mais importantes cooperativas do Brasil. Com faturamento de R$ 2,83 bilhões, atua nas áreas agropecuária e industrial. Este ano, a Castrolanda venceu com o projeto de reforma da unidade de armazenagem de agroquímicos de sua matriz em Castro-PR, idealizado para atender parâmetros de qualidade, meio ambiente e segurança. “Empresas preocupadas com pessoas e o meio ambiente demonstram que a agricultura é uma atividade sustentável”, afirma Andrea Toniolo Kubaski, coordenadora comercial.

Já a Qualicitrus, empresa do grupo Qualiciclo, com unidades nas cidades paulistas de Arthur Nogueira, Casa Branca, Leme, Mogi Mirim e Porto Ferreira, comemora seu segundo Prêmio Global Mundo de Respeito – o primeiro foi conquistado na edição 2016. O projeto premiado na edição 2017 contempla a adoção de um novo sistema para recebimento de agroquímicos, logística, estocagem e armazenamento desses produtos, segundo informa o diretor comercial e sócio da empresa, Marcos de Giácomo. “Buscamos a melhoria contínua na gestão, no profissionalismo e no respeito às pessoas e ao meio ambiente, daí esse importante reconhecimento”, ressalta Giácomo.

O presidente da DuPont Crop Protection, Tim Glenn, salienta que a companhia apoia com entusiasmo às iniciativas empreendidas em diferentes países pelas empresas participantes do Prêmio Respeito ao Meio Ambiente. “Neste momento sem precedentes de nossa indústria, temos o privilégio de trabalhar com distribuidores e revendedores notáveis, líderes engajados na difusão de práticas referenciadas de gestão ambiental e segurança no uso de produtos agrícolas. Esperamos que seu exemplo seja inspirador para outras empresas compartilharem, em todo o mundo, o nosso comprometimento com a sustentabilidade ambiental”, destaca o executivo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024