Trichoderma tem ação nematicida, fungicida e promotora de crescimento em canaviais

Inicialmente indicado como fungicida, já tem seu efeito nematicida reconhecido

04.05.2020 | 20:59 (UTC -3)
Flávia Romanelli

O uso de controle biológico é uma tradição na cultura da cana-de-açúcar e vem apresentando crescimento tanto na variedade de produtos utilizados quanto em novas aplicações, como é o caso do Trichoderma harzianum. Inicialmente indicado como fungicida, atualmente já tem seu efeito nematicida reconhecido cientificamente e ainda auxilia na promoção do crescimento da planta.

De acordo com o Prof. Alexandre de Sene Pinto, o Trichoderma harzianum é um fungo multiuso, que tem como principal função o controle de doenças de solo, como Fusarium e Colletotrichum. “No solo, também repele e controla nematoides, fixa nitrogênio, transforma fósforo não-absorvível em absorvível pela planta, incorpora zinco e potássio às raízes, produz fitohormônios que melhoram as condições gerais das plantas, e ainda melhora a estrutura do solo”, explica.

Além de todas essas vantagens, o Trichoderma harzianum tem um melhor custo x benefício que outras formas de controle de doenças e até mesmo no plantio ou tratamento de soqueiras. “O fungo é uma alternativa natural e não influencia na saúde de pessoas, animais e na dinâmica do solo. E em época de preocupação com a emissão de gás carbônico, a produção e uso desse fungo mostra valores muito baixos”, explica.

Na comparação com outras alternativas de manejo, além da vantagem econômica do custo do produto e da aplicação, a performance do biodefensivo é superior, pois leva em conta a somatória de todas as melhorias promovidas, mostrando maior produtividade. “Dessa forma a rentabilidade do produtor de cana-de-açúcar é favorecida pelo uso do Trichoderma, pois ele oferece um custo menor com uma produtividade superior”, orienta Sene Pinto.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024