Trigésima Abertura da Colheita do Arroz começa a ser preparada

Evento organizado pela Federarroz ocorrerá de 12 a 14 de fevereiro de 2020 em Capão do Leão (RS)

31.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

Os preparativos para a 30ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz já estão em andamento. O evento será realizado entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2020 na Estação Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), mesmo lugar de 2019. O tema para o próximo ano será “Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, Intensificação para Sustentabilidade”.

A organização é da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e da Embrapa, contando com apoio institucional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Conforme o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, esta edição será especial já que serão organizados eventos em razão da 30ª edição da abertura e dos 30 anos da entidade. Apesar das dificuldades históricas que parte significativa dos produtores de arroz do Estado vêm enfrentado, o evento vem se destacando no cenário da agricultura nacional, sendo reconhecida como a maior abertura de colheita de safras do país.

O dirigente reforça que o termo sustentabilidade está ligado a outros fatores que fazem os produtores enxergar que um sistema de produção cada vez mais com a soja e a pecuária é o que trará sustentabilidade para o negócio. “Esperamos trazer um número maior de informações e conhecimento para que os produtores tenham mais segurança na sua atividade e busquem alternativas de cultivo em terras baixas”, salienta, acrescentando que uma das novidades será na lavoura de soja, que contará com a irrigação por pivô.

Segundo a organização, a escolha do tema reflete o atual desafio do produtor rural de viabilizar a propriedade por meio da intensificação das atividades na busca da sustentabilidade plena, ambiental, social e principalmente econômica. Na edição deste ano a Abertura Oficial da Colheita do Arroz contou com cerca de 7 mil visitantes nos três dias de evento, além de 70 empresas e instituições participantes, com 34 vitrines tecnológicas e 44 caravanas presentes de diversos lugares do Sul do Brasil. Durante a Expointer, ocorrerá o lançamento oficial do evento na segunda-feira, 26 de agosto, às 12h30min, na Casa do Irga no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024