NOTÍCIAS

Trigo supera efeitos climáticos e há previsão de grande safra em Santa Catarina

Com fatores favoráveis, a previsão é de um aumento da produção da ordem de 73,7%; é esperada uma produção de 315,7 mil toneladas no estado. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

Após atravessar o período das geadas sem prejuízos, os produtores de trigo no estado esperam colher uma boa safra neste ano. Os preços atrativos pagos pelo produto e os incentivos do governo estadual ao cultivo do cereal, como fornecimento de sementes de qualidade, foram fatores determinantes para o incremento de área, que chegou a 52,8% de aumento em relação à área semeada em 2020. A estimativa atual é de 93,4 mil hectares plantados, o maior crescimento percentual da região Sul.

Os dados estão no 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/21, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira (09/09). No estado, há uma produtividade esperada superior a 13,7% - em comparação à obtida em 2020 -, favorecida por um clima menos chuvoso, mas suficiente para atender a demanda da cultura.

Com esses fatores favoráveis, a previsão é de um aumento da produção da ordem de 73,7%, levando-se em consideração ser uma cultura de alto risco, sobretudo pela incidência de chuvas mais intensas a partir deste mês. É esperada uma produção de 315,7 mil toneladas no estado.

Outra cultura com destaque é o arroz, cuja colheita foi finalizada com um resultado superior ao da safra passada. A produtividade média surpreendeu positivamente e foi a maior dos últimos anos. O clima favorável também contribuiu para o potencial produtivo dos pacotes tecnológicos adotados. Em média, produziu-se 8.445 quilos por hectare, totalizando uma produção de 1.254,9 mil toneladas no estado.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura