Trigo tem seu desenvolvimento favorecido

Mesmo com a ausência de chuva, os níveis de umidade do solo nas regiões produtoras de trigo ainda se manterão satisfatórios, favorecendo, portanto, o desenvolvimento das lavouras

11.07.2018 | 20:59 (UTC -3)
Climatempo

O centro de uma massa de ar polar de intensidade moderada encontra-se entre a divisa de Santa Catarina e do Paraná, mais precisamente na região oeste desses estados. Com isso, a quarta-feira (11) amanheceu com os termômetros assinalando temperaturas bastante baixas, sendo que em muitos municípios as temperaturas ficaram abaixo dos 5°C. Bem provável de ouvirmos relatos de geadas bem pontuais e de fraquíssima intensidade em alguns pontos do Paraná e São Paulo, mas sem nenhuma consequência negativa às lavouras.

Devido à presença desta massa de ar polar as temperaturas continuarão baixas até amanhã (12), sendo que somente entre a sexta (13) e o sábado (14) é que ela começa a enfraquecer e com isso, as temperaturas gradativamente começam a subir.  Não há riscos para ocorrências de geadas e muito menos danos à alguma cultura.

Com relação a chuva, por conta também da massa de ar polar, o tempo segue aberto e sem previsão de precipitações em praticamente todo o Brasil, com exceção apenas na faixa leste do Sudeste, incluindo o Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e sudeste de Minas Gerais. No entanto, a chuva deve ser de fraca a moderada intensidade e apenas ocasionar paralisações nas atividades de campo, como no caso da colheita do café no Espírito Santo e em Minas Gerais.

Nas demais regiões do país, com o clima seco, as atividades de colheita prosseguirão sem grandes problemas ao longo desta semana. Mesmo com a ausência de chuva, os níveis de umidade do solo nas regiões produtoras de trigo ainda se manterão satisfatórios, favorecendo, portanto, o desenvolvimento das lavouras. Até o momento nada de anormal com o clima, que possa trazer algum tipo de preocupação ou mesmo prejuízos ao setor agropecuário do Brasil.  

Saiba mais aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024