Trilha para adoção da Agricultura de Precisão é destaque na Agrishow 2019

Agrishow, realizada em Ribeirão Preto/SP, de 29 de abril e 3 de maio, contou com a participação de diversas Unidades da Embrapa

08.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Paula Saiz

A Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, realizada em Ribeirão Preto/SP, de 29 de abril e 3 de maio, contou com a participação de diversas Unidades da Embrapa, dentre elas, a Embrapa Florestas.

O pesquisador Itamar Bognola fez parte da equipe de pesquisadores que apresentou a “Trilha para adoção da Agricultura de Precisão", destaque do estande da Embrapa, sob a coordenação da Embrapa Instrumentação. O objetivo da Trilha foi ajudar o produtor rural a entender quais os passos necessários para adotar a chamada Agricultura de Precisão (AP) e poder melhorar a produtividade e a renda. Foram montadas quatro Estações: 1: Produtividade – fatores de influência; 2: Mapeamento de atributos do solo e planta causadores de variabilidade espacial da produção; 3:  Extração de Informações para Agricultura de Precisão; 4: Intervenção da Agricultura de Precisão no Manejo de um Sistema de Produção.

Bognola relata: “O Brasil se destaca cada vez mais como referência global de eficiência no agronegócio – setor responsável por grande parte da economia do nosso País por criar empregos e contribuir para o crescimento do PIB. Mais que isso, somos destaque na produção e exportação mundial de café, açúcar, suco de laranja, carne bovina e avícola, soja e milho. Por saber da importância do setor, a Embrapa participou com este estande onde foi destaque a "Trilha". Atuamos na “Estação 1”, realizando o atendimento ao público. Eram recebidos 3 visitantes em cada estação por vez e cada grupo devia permanecer na estação por 5 minutos, percorrendo toda a trilha em 20 minutos”.

Ainda na programação oficial da Feira, na sexta-feira (03/05), foi realizado o encontro “Manhã com a Embrapa” na “Arena do Conhecimento”, abordando:

- Inovacão – Fertmóvel viabilizando análises de solo - José Ronaldo Macedo, da Embrapa Solos;

- Viticultura de Precisão - Luís Henrique Bassoi, da Embrapa Instrumentação;

- Agricultura Digital e Internet das coisas - Silvia Massruha, da Embrapa Informática;

- Sistema Agrotag: qualificação e monitoramento da adoção de sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) -  Ladislau Skorupa, da Embrapa Meio Ambiente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024