NOTÍCIAS

Trimble lança o sistema de pulverização WeedSeeker 2

Tecnologia avançada visa economia nos custos com ervas daninhas resistentes à herbicidas.

A Trimble anuncia a nova geração de seu sistema de pulverização seletiva, o WeedSeeker 2. Desenvolvido com base nos mais de 25 anos de experiência na agricultura, a nova solução e sistema de sensores da Trimble oferece aos produtores até 90% de economia em custos de insumos, já que aplica defensivos agrícolas somente nas plantas invasoras, identificadas por meio de sensores.

Os sistemas de pulverização seletiva trazem uma variedade de melhorias em relação à pulverização agrícola tradicional. Ao detectar ervas daninhas individualmente no campo e aplicar de forma direta o defensivo, os agricultores podem reduzir consideravelmente o uso do insumo. A pulverização local é eficiente no combate à ervas daninhas resistentes aos herbicidas e na diminuição dos custos, já que os produtos químicos que ainda têm efeito sobre as plantas invasoras, estão cada vez mais caros. Além disso, com a redução de herbicidas aplicados, há também um grande benefício para o meio ambiente, promovendo ainda mais a sustentabilidade e o melhor gerenciamento da propriedade.

O WeedSeeker 2 traz melhorias para o mercado de pulverização brasileiro. Novos sensores inteligentes economizam tempo em campo, eliminando a necessidade de reinicialização do sistema. Após uma rápida calibração ao ligar, o WeedSeeker 2 se ajusta automaticamente às mudanças de temperatura, luz ambiente e mudança de plano de fundo como solo ou palhada, garantindo a precisão do sistema em todas as condições. Esses sensores inteligentes também sabem a velocidade e sua posição nas barras do pulverizador. Isso significa que eles não pulverizam seções do campo que já foram cobertas e ajustam automaticamente o tempo de pulverização ao fazer uma curva para garantir que uma erva daninha seja pulverizada.

Saber a localização exata das plantas invasoras, permite que os agricultores combatam o problema de forma cada vez mais efetiva. O WeedSeeker 2 agora registra onde as ervas daninhas são pulverizadas, para que os usuários possam ver, em tempo real, onde há áreas problemáticas e revisar mapas detalhados dos registros antes da próxima pulverização. O novo sistema também é mais leve e ágil nas barras mais extensas, e os sensores agora fornecem áreas de cobertura expandidas. Os novos sensores do WeedSeeker 2 melhoram a eliminam a necessidade de reconfigurações dos bicos e reduzem simultaneamente o número de sensores necessários.

“A pulverização seletiva é uma ótima ferramenta para o controle de plantas daninhas, especialmente contra aquelas que mostram tolerância ou resistência aos herbicidas mais comuns”, disse Daniel Rodriguez, gerente de produtos da Trimble Agricultura para WeedSeeker. “Ao aplicar herbicida apenas em ervas daninhas específicas, você pode economizar até 90% nos custos de produtos químicos. Isso possibilita o uso de produtos com diferentes modos de ataque que, de outra forma, teriam custos inviáveis. O sistema de detecção WeedSeeker 2 permite que você o use não apenas em campos de pousio, mas também após o plantio, o que estende a possibilidade de uso do equipamento e melhora a recuperação em campo. ”

Como uma solução Trimble, o novo sistema é totalmente compatível com todos os monitores da marca e sistemas de posicionamento e orientação do veículo Autopilot. O monitor GFX-750  pode fazer a transição rápida entre as telas de operação para orientação e pulverização no local, enquanto simultaneamente controla ambas, permitindo uma cabine de trator mais limpa e eliminando a necessidade de vários monitores para orientação e controle do pulverizador.

O WeedSeeker 2 é capaz de se comunicar com diferentes marcas. Qualquer monitor compatível com o protocolo ISOBUS pode ser usado para monitorar e controlar o novo sistema de pulverização seletiva. Com uma interface intuitiva, a tecnologia é simples e fácil de usar, oferecendo aos produtores flexibilidade ideal em suas operações agrícolas.

A nova montagem universal permite a instalação em mais tipos de barra de pulverizadores, dispensando a necessidade de suportes customizados. Com a facilidade de instalação, os produtores podem retornar mais cedo ao campo.

Tecnologia 

O WeedSeeker 2 possui um compartimento redesenhado que é mais fácil de limpar e manter. Os canais construídos no compartimento do sensor permitem que o líquido seja drenado, independentemente da posição da barra. Isso reduz consideravelmente a necessidade de limpar o equipamento devido às chuvas inesperadas ou outros impactos ambientais.

Além disso, o poder de processamento atualizado do WeedSeeker 2 permite velocidades de operação do pulverizador de até 40 quilômetros por hora. Velocidades operacionais mais rápidas permitem que os agricultores cubram mais hectares em um dia e, ao mesmo tempo, obtenham uma precisão ideal, tornando esse sistema mais econômico.

“O novo sistema de pulverização por pontos WeedSeeker 2 marca um importante aprimoramento ao nosso robusto portfólio de agricultura de precisão”, disse Abe Hughes, gerente geral da Trimble Agricultura. “É uma peça vital em nosso conjunto de soluções de precisão Trimble Connected Farm. Ao reduzir os custos de insumos, o uso de herbicidas, o tempo de execução e os requisitos de manutenção, esse sistema também permite que produtores e agricultores operem de maneira mais sustentável com menos insumos aplicados ao campo, permitindo economias significativas em aplicações químicas resistentes às ervas daninhas. Nossa nova tecnologia é uma solução campeã para os agricultores. ”

O WeedSeeker 2 já está disponível em todo o País, por meio das redes de distribuição Trimble.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura