Trimble WeedSeeker oferece tecnologia para pulverização seletiva

​Tecnologia utiliza sensores que emitem uma combinação de luzes infravermelha e vermelha que, sendo dia ou noite, quando refletidas e capturadas pelo sensor indicam a presença de plantas verdes...

07.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Luana Rabello/Santiago e Cintra

A tecnologia Trimble WeedSeeker utiliza sensores que emitem uma combinação de luzes infravermelha e vermelha que, sendo dia ou noite, quando refletidas e capturadas pelo sensor indicam a presença de plantas verdes, enviando um sinal para ativar uma válvula solenoide e aplicar o produto no local exato. Para sistemas grandes, ou seja, pulverizadores de arrasto ou autopropelidos de qualquer marca, os sensores e bicos são instalados a uma distância de 38 cm entre sensores e operam a uma altura de 70 cm do solo.

Os sensores WeedSeeker podem ser utilizados em diversas aplicações agrícolas, tais como: pulverização seletiva em frutíferas e outras arbóreas, fertirrigação de hortícolas, controle de plantas daninhas na cultura da cana e de grãos, sendo está última já difundida em diversos países.

Este controle seletivo de plantas daninhas gera uma economia de até 90% do produto aplicado, reduzindo custos com herbicidas e resíduos de agroquímicos no meio ambiente. Outros benefícios estão relacionados com a maior eficiência operacional do sistema (menor número de paradas para reabastecimento), utilização de herbicidas seletivos para melhor controle das plantas daninhas (princípio ativo alternativo) e distribuição das operações de dessecação no período de entressafra para diminuir o banco de sementes de plantas daninhas no solo.

Um bom exemplo de utilização dos sensores é na província do Chaco, na Argentina, que é uma região que tem como características a alta infestação de plantas daninhas resistentes ao glifosato e pluviosidade de aproximadamente 700 mm ao ano (baixa). Estes fatores fazem com que a utilização de herbicidas com um diferente mecanismo de ação (mais caros) seja fundamental para o controle das invasoras, garantindo a disponibilidade da pouca água disponível no solo, bem como nutrientes e luz solar. A utilização dos sensores WeedSeeker tem possibilitado uma economia média de 75% do volume aplicado pelos agricultores, reduzindo os custos e tornando a operação economicamente viável.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024