Trio de entomologistas falará sobre controle de pragas do algodoeiro em Dia de Campo do IMAmt

Lagartas, bicudo e pragas emergenciais serão os principais focos da Estação 2, que terá as presenças de Jacob Netto, Guilherme Rolim e Walter Jorge

25.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
Martha Baptista

O Dia de Campo IMAmt é uma oportunidade única para produtores e técnicos terem um contato mais direto com pesquisadores do Instituto Mato-grossense do Algodão e se atualizarem sobre a situação das principais pragas do algodoeiro, assim como as formas de controle mais efetivas. No próximo dia 6 (sexta-feira), os entomologistas Jacob Netto e Guilherme Rolim dividirão uma das estações do Dia de Campo com o consultor Walter Jorge para abordar temas como lagartas, ácaros, percevejo-castanho e, naturalmente, bicudo, considerado a principal praga da cotonicultura.

Em sua apresentação, Jacob Netto focará na situação atual das lagartas Spodoptera frugiperda e Helicoverpa armigera, demonstrando a eficiência dos traits Bts de algodoeiro no controle destas duas espécies, principalmente.

Guilherme Rolim, por sua vez, irá apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos sobre o bicudo, falando sobre os resultados alcançados pelos inseticidas utilizados e alertando para os cuidados necessários neste final de safra.  Os dois pesquisadores também abordarão assuntos relacionados a pragas emergenciais: ácaros e percevejo-castanho.

Walter Jorge dos Santos, pesquisador aposentado do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e uma espécie de decano entre os demais entomologistas, fará o fechamento de todos os assuntos tratados na Estação 2. Caberá a ele reforçar o alerta geral para a importância de se fazer o manejo integrado de pragas (MIP) nas lavouras de algodão, com ênfase no controle de bicudo em todas as etapas, inclusive, no final do ciclo.

O Dia de Campo IMAmt terá mais quatro estações: na Estação 1, o pesquisador melhorista Jean Belot e Marcio de Souza, coordenador de Pesquisas e Difusão de Tecnologias do IMAmt, falarão sobre as variedades do IMAmt, junto com Ueverton Rizzi, agrônomo da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro).

Na Estação 3, nematoides, ramulária e micro-orgranismos benéficos serão os temas apresentados pelos fitopatologistas do IMAmt, Rafael Galbieri e Tamiris Rêgo, e os técnicos Savio Lopes e Zeani Veloso.

Manejo de plantas daninhas e destruição de soqueiras serão os assuntos explorados na Estação 4, sob o comando dos pesquisadores Edson Andrade Junior, do IMAmt, Anderson Cavenaghi, do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e Sebastião Carneiro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Na Estação 5, novas tecnologias serão apresentadas ao público pela Embrapa Instrumentação (unidade da Empresas Brasileira de Pesquisa Agropecuária de São Carlos – SP), e pelas empresas Netafim e FarmersEdge.

Serviço

O que: Dia de Campo IMAmt

Quando: 6 de julho (sexta-feira), a partir de 7h30

Onde: Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Centro Ampa/IMAmt, na BR-070, sentido Campo Verde a Primavera do Leste, Km 365 (virar à direita 80 m após a saída de Campo Verde).


 


 



 

 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024