NOTÍCIAS

Ubyfol aponta resultados do uso de adjuvantes de alta performance

Empresa possui em seu portfólio o adjuvante Disperse Ultra, tecnologia para melhorar a eficiência das aplicações agrícolas.

O uso dos adjuvantes se tornou peça fundamental no dia a dia do produtor rural. Como explica o gerente de desenvolvimento técnico de mercado da Ubyfol, João Alves Silva, essa prática tem como finalidade proporcionar condições para minimizar perdas no momento da aplicação, como redução de deriva e de espuma, além de proporcionar também um melhor espalhamento na superfície foliar.

Além de reduzir as perdas dos produtos que serão aplicados, a utilização de um adjuvante multifuncional contribui para uma melhor eficiência dos ativos contidos nessa calda de pulverização. Isso resulta em melhores condições para a planta cultivada expressar seu potencial produtivo e consequentemente incrementar em produtividade.

A redução das perdas associada à um melhor contato e distribuição do ativo na superfície do alvo (em função do mais perfeito espalhamento) proporciona mais eficiência dessa aplicação. “Isso, dependendo do que está sendo utilizado, resultará em aumento do controle de pragas, doenças e/ou plantas daninhas como também uma melhor absorção pela planta de possíveis nutrientes que estejam sendo aplicados nesse momento”, explica o gerente.

Como atua o adjuvante Disperse Ultra

Alguns atributos são desejáveis em um adjuvante: efeito de espalhamento, redução de deriva e redução de espuma. Geralmente esses produtos possuem uma ou duas dessas características em sua formulação. A equipe de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Ubyfol conseguiu reunir em uma única formulação três delas. O adjuvante é multifuncional e possui em sua composição química surfactantes não iônicos, e organosiliconado. Além disso, é recomendado para todo tipo de cultura e pulverizações. “O Disperse Ultra contribui para reduzir as perdas por deriva, favorece um maior contato da gota com o alvo por ter um alto poder de quebra da tensão superficial dessa gota, e consequentemente um melhor espalhamento da mesma. Além disso, essa formulação traz também o efeito de redução de espuma formada nas misturas de tanques, reduzindo possíveis perdas que isso possa trazer”, conta Alves.

Resultados do adjuvante Disperse Ultra

Com o intuito de avaliar o efeito de espalhamento do Disperse Ultra, realizou-se um experimento na cultura de cana-de-açúcar, a Ubyfol obteve os seguintes resultados para 3 diferentes tipos de aplicações: uma utilizando somente os defensivos, outra com os defensivos + Disperse Ultra e por último, defensivos + produto concorrente no mercado. “A área de molhamento com o Disperse Ultra alcançou, 1,19 milímetros quadrados (mm²), enquanto a aplicação sem nenhum adjuvante resultou em 0,87 mm²”, detalha o gerente.  Já o tempo de evaporação com o adjuvante da Ubyfol foi de 69 segundos, enquanto a aplicação sem esse tipo de produto evaporou em 48 segundo, e o concorrente em 60.

Outra pesquisa com o produto foi realizada na cultura da soja, analisando a taxa de espalhamento na aplicação de inseticida para o controle dos percevejos. Foram avaliadas 4 tipos de aplicações com químicos do mercado. A porcentagem de controle do inseto utilizando o Disperse Ultra alcançou 72% enquanto os mesmos inseticidas sem o adjuvante controlaram 64%, ou seja, 19 % a mais de eficiência na aplicação.

Tais resultados comprovam que a adoção dessa tecnologia favorece um melhor efeito dos defensivos aplicados, garantindo maiores benefícios agronômicos e incrementos em produtividade.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura