Ubyfol celebra 35 anos e se destaca no mercado de nutrição vegetal

Empresa investe em P&D e novas tecnologias, amplia portfólio e registra crescimento acima de 20% no primeiro semestre desde ano

13.08.2020 | 20:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

Os últimos 5 anos foram de muitas mudanças para a Ubyfol, multinacional brasileira especialista na nutrição vegetal. Sediada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a companhia realizou um grande e ambicioso processo de reestruturação para estar pronta para os novos desafios no agro e despontar como uma empresa parceria do agricultor brasileiro. A marca busca cada vez mais a excelência em produtos e serviços, proximidade junto aos clientes e sobretudo produtividade com sustentabilidade no campo.

De acordo com Fabrício Simões, diretor presidente, a empresa adotou pilares muito sólidos para esse novo momento de mudanças e crescimento: implantação de modelos de gestão e governança, políticas de Qualidade e Meio Ambiente através de certificações ISO 9001 e ISO 14001, operações estruturadas acessando o mercado de capitais e novas estratégicas de acesso, seja através da rede de distribuição ou venda direta. “Nos preparamos muito para dar um salto e aumentar a nossa presença no mercado. Temos a ambição de crescermos mais que o mercado nos próximos 5 anos. Já registramos crescimento acima de 20% no primeiro semestre desde ano”, afirma.

Vendas Ubyfol

O desafio constante de estar presentes no campo junto aos clientes, entendendo suas necessidades e busca por incremento de produtividade por cada hectare produzido, fez com que a Ubyfol remodelasse a cobertura de área, atuando de forma mais efetiva à campo. Essa mudança foi direcionada por dois importantes pilares: Re-divisão de áreas de atuação possibilitando melhor e maior cobertura territorial e uma Nova Política de Distribuição, focada nos desafios de ampliação de acesso.  

Além disso, a empresa intensificou a presença no campo através do aumento de equipe comercial e técnica, possibilitando ampliar a cobertura no território nacional. Ampliamos em 100% nossa força de vendas, fortalecendo regiões de liderança. “Hoje temos aproximadamente 300 colaboradores. Isso dá uma dimensão do investimento e do nosso comprometimento em levar as melhores tecnologias em Nutrição Vegetal a todos agricultores”, destaca Simões.

A Ubyfol também focou em sua rede de distribuição, elevando a cobertura e seu acesso em importantes regiões produtoras, como Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e região Sul do Brasil. Somada a isso, houve expansão do modelo de venda direta com a estruturação do modelo KAM (Key Account Managment).

Entre as culturas, a cana-de-açúcar tem a maior representatividade dentro da companhia. O plano de crescimento passa por fortalecer a posição de liderança em cana e acelerar o crescimento em culturas chave como: soja, milho, algodão, café e hortifruti, onde a empresa disponibiliza soluções nutricionais para o aumento de produtividade. “Nossa estratégica de acesso a mercado aliada com a construção de um time de especialistas em Nutrição Vegetal impulsionará a Ubyfol a se consolidar cada vez mais frente ao cenário competitivo de mercado, cita o diretor”.

Mercado de capitais

A Ubyfol passou a acessar o mercado de capitais e ter uma estratégia de caixa robusta. A empresa reuniu todos os elementos necessários em um mercado crescente. Ou seja, juntou uma a força de venda com atendimento estratégico ao cliente associado a uma robustez de caixa operacional e ainda; uma fábrica nova e moderna que tem uma capacidade instalada que permite pensar no crescimento agressivo juntamente ao um sistema de gestão e governança altamente eficiente.

Segundo Simões, ao alinhar todos esses fatores, o drive principal passa a ser geração de valor, isso sem se descuidar do atendimento e presença junto ao cliente. “As soluções financeiras da empresa têm sido uma grande inovação para nosso segmento. Não é comum uma empresa de Nutrição Vegetal ter ferramentas financeiras tão robustas que suportem o crescimento, bem como às necessidades do sistema de distribuição Ubyfol”, salienta Simões. 

Internacionalização e crescimento

O plano estratégico da companhia passa pela Internacionalização. Neste contexto, a empresa já atua no Paraguai há 20 anos. Os resultados obtidos e a experiência em atuar em outro País têm nos direcionado para acelerarmos o plano de internacionalização na América do Sul, Central e do Norte. Os processos de registro de produtos já estão iniciados na Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala e México. “Estamos montando uma estrutura comercial bem planejada para que possamos levar aos agricultores destes países nossas tecnologias”, conclui o diretor.

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