NOTÍCIAS

Ubyfol desenvolve tecnologia para enchimento de maças do algodoeiro

Do mês de abril em diante, final do ciclo da cultura, é quando o algodoeiro precisa de mais nutrientes para melhor enchimento das maças e que reflete diretamente na qualidade de fibra.

A safra 2019/2020 de algodão no Brasil deve chegar a 2,74 milhões de toneladas de pluma com 1,636 milhão de hectares plantados, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Além disso, as exportações em pluma da safra 2019, que segue até junho deste ano, devem superar dois milhões de toneladas. Isso representa 20% do comércio global da fibra. Para isso é preciso muita tecnologia no campo e dedicação do cotonicultor, já que o custo de plantio da cultura é extremamente alto.

Do mês de abril em diante, final do ciclo da cultura, é quando o algodoeiro precisa de mais nutrientes para melhor enchimento das maças e que reflete diretamente na qualidade de fibra. De acordo com o gerente regional do Sul de Mato Grosso e Vale do Araguaia da Ubyfol, Valdecir Rodrigues da Silva, para o produtor não perder produtividade é preciso suplementar. “Recomendamos a aplicação da solução da Ubyfol, Peso+. O balanço nutricional dessa formulação é ideal para essa fase da cultura, proporcionando um bom desenvolvimento das estruturas reprodutivas e consequentemente melhor qualidade de fibra. A tecnologia presente nela é exclusiva da empresa e vai ajudar o produtor nessa fase importante. O mercado é exigente e quanto maior a qualidade de fibra, mais o cotonicultor recebe por ela depois da pluma beneficiada”, destaca.

Ainda segundo o profissional, outro diferencial do produto é a tecnologia Polihexose, solução da Ubyfol para o mercado de nutrição complementar via fertilizantes. Esta é uma molécula 100% orgânica, presente em toda a linha de produtos, e que tem como objetivo melhorar e potencializar a utilização e os efeitos da nutrição complementar. Sendo substâncias orgânicas, as Polihexoses são biologicamente ativas e fazem parte do metabolismo e constituição dos tecidos vegetais.

Além disso, o Peso+, além de fornecer potássio (K), segundo macronutriente mais exigido por essa cultura, trás também em sua formulação enxofre, boro e magnésio, nutrientes essenciais para a formação de proteínas, acúmulo de açúcares nas estruturas reprodutivas e manutenção da fotossíntese, respectivamente.

Mais tecnologia para a fase final do ciclo

Outra tecnologia da Ubyfol e que pode ser utilizada em todas as fases de desenvolvimento da cultura, incluindo a fase final do ciclo é o Disperse Ultra. O produto é um Adjuvante a base água. Essa formulação possibilita o máximo aproveitamento de nutrientes e defensivos nas pulverizações agrícolas, por meio das ações de espalhante, adesivo, surfactante, anti-deriva e umectante, além de atuar como redutor de espuma. Ideal para aplicações de misturas entre agroquímicos, indicado para todas as culturas.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura