Umidade do solo favorece a 2ª safra do milho em GO

Áreas de instabilidade sobre o centro-norte do Brasil, ainda ajudam a espalhar nuvens carregadas em várias localidades do Centro-Oeste, Sudeste, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Rondônia e Pará

13.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Climatempo

Áreas de instabilidade sobre o centro-norte do Brasil, ainda ajudam a espalhar nuvens carregadas em várias localidades do Centro-Oeste, Sudeste, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Rondônia e Pará. Na cidade de Paragominas (PA), por exemplo, por conta dos altos volumes de chuva, partes da cidade foram alagadas. No entanto, o impacto da chuva nas lavoras não foi tão significativo. Tanto em Paragominas, como no Piauí, a instabilidade frequente que vem acontecendo está atrapalhando o avanço da colheita da soja, causando já um percentual significativo de grãos ardidos.

Nesta sexta-feira (13), a previsão é que o tempo mais instável se mantenha ao longo do final de semana, podendo ser registrado mais chuva, beneficiando o desenvolvimento das lavouras. Como houve registros de precipitações no Mato Grosso, Goiás e em Minas Gerais, os níveis de umidade do solo se elevaram, favorecendo a 2ª safra, em especial o milho, feijão e as hortaliças.

Já na Sul, a passagem de uma frente fria no Rio Grande do Sul irá deixar o tempo bastaste instável e com possibilidade de chuva generalizada ao longo do dia. A instabilidade, ainda se manterá no sábado, mas no domingo o tempo volta a abrir sobre o estado. Em algumas áreas de Santa Catarina, deverão ocorrer pancadas irregulares de chuva entre hoje (13) e amanhã (14). Já no Estado de São Paulo, a previsão é de que ocorra áreas de instabilidade entre sexta (13) e domingo (15) e somente na última semana de abril podem acontecer chuvas mais generalizadas.

O tempo firme favorece o pleno avanço da colheita da soja e da cana-de-açúcar. Porém, para as culturas de 2ª safra, o tempo pode ocasionar reduções nos potenciais produtivos de algumas lavouras, já que vem ocorrendo uma redução significativa dos níveis de umidade do solo.

Segunda quinzena de abril

Com o retorno da chuva no Sul do Brasil, mais precisamente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a tendência é que a instabilidade no Norte do País comece a ficar irregular, com uma segunda quinzena mais seca, possibilitando a plena realização da colheita no Mato Grosso, Goiás e de Minas Gerais.  Ainda há previsão de chuva para os próximos dias, mesmo que irregular, podendo gerar ainda, perdas na qualidade dos grãos de soja. Por um outro lado a chuva está sendo bastante benéfica ao algodão.

No Paraná e no Mato Grosso do Sul, a tendência é que o tempo permaneça firme e sem previsão para chuva generalizada ao longo desta sexta-feira (13) e de sábado (14). Somente entre o domingo (15) e a segunda-feira (16) é que há chances para pancadas de chuva irregular. Tal situação meteorológica mantém os produtores em atenção, já que existem áreas que estão a mais de sete dias sem registros de chuva e poderão ficar mais alguns dias sem.

Isso irá reduzir significativamente os níveis de água no solo, podendo comprometer o pleno desenvolvimento do milho. Há possibilidade de que a última semana de abril seja marcada por chuvas mais regulares sobre o centro-sul do país, proporcionando excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras.

Saiba mais: https://agroclima.climatempo.c...

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024