NOTÍCIAS

Umidade do solo favorece desenvolvimento das olerícolas no RS

As chuvas diminuíram a necessidade de irrigação e garantiram maior facilidade na construção de novos canteiros para a implantação das mudas de folhosas. - Foto: Rogério Fernandes

Na região de Santa Rosa, a boa umidade do solo derivada das últimas chuvas favorece o desenvolvimento e crescimento das olerícolas, em especial para aquelas cultivadas a céu aberto. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado nesta quinta-feira (16/09) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), as chuvas diminuíram a necessidade de irrigação e garantiram maior facilidade na construção de novos canteiros para a implantação das mudas de folhosas.

Muitos produtores continuam buscando mudas de tomateiros para consumo próprio, e outros cultivos de cercado para garantir boa variedade na composição alimentar das famílias. Após a chuva, os agricultores retomaram os trabalhos de transplante de mudas e semeadura. É intenso o plantio de pepino, moranga, abóbora e chuchu. Em andamento também os trabalhos de controle de inços e de pragas e doenças, em especial o pulgão no repolho e na couve-flor. No momento ocorre produção e comercialização da alface em estufa, tempero verde, rúcula, rabanete, repolho, couve-flor, beterraba, cenoura e agrião.

Frutícolas

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, na semana ocorreu intensificação da semeadura e do transplantio de melão e melancia. As videiras estão em plena emissão dos brotos e os produtores iniciam a aplicação de fungicidas na cultura para controle de doenças. Os citros estão em plena floração e a cultura do pêssego em desenvolvimento dos frutos. Os produtores iniciam o controle preventivo de mosca-das-frutas.

Na de Santa Rosa, iniciam os tratamentos nos ramos e folhas novas das frutíferas para controle de doenças fúngicas como antracnose, míldio e manchas foliares. As videiras mais precoces estão iniciando as brotações após as podas e está sendo feita a primeira adubação, por ocasião da brotação. Com o aumento das temperaturas, citros em geral apresentam emissão de novos ramos e boa floração. Com as chuvas ocorridas na última semana foi possível realizar o plantio de melancia e melão nas áreas abertas sem irrigação, especialmente para autoconsumo.

Grãos de Inverno

Trigo

Na última semana predominou o tempo com chuvas de intensidades variadas no Estado. Em geral, contribuíram para a recuperação da umidade dos solos e foram importantes também para o desenvolvimento do trigo. Em algumas localidades onde foram de forte intensidade e acompanhadas de granizo, causaram danos às lavouras. Do total da área cultivada, 29% está em enchimento de grãos, 39% em floração e 32% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Canola

Na região de Ijuí, as lavouras se encontram na fase de enchimento de grãos, apresentando potencial produtivo regular, com estado fitossanitário satisfatório. As estimativas de produtividade média apontam para pequena diminuição, em virtude da grande variabilidade entre as lavouras. Nas regionais de Frederico Westphalen, Santa Maria e Soledade as lavouras têm se mantido com adequado estado sanitário, ótimo desenvolvimento e potencial produtivo dentro do esperado. Na de Frederico Westphalen, predominam as fases de enchimento de grãos e maturação. Já nas de Santa Maria e Soledade, a fase predominante é a floração.

Aveia Branca

Na região da Emater/RS-Ascar de Bagé, as lavouras apresentam boa evolução após as chuvas, associadas à sequência de dias ensolarados e de temperaturas em elevação que têm contribuído para o adequado desenvolvimento vegetativo. Entre a segunda e a quarta feira, produtores com lavouras na fase vegetativa realizaram aplicações de herbicidas. Nas mais adiantadas - em fase de floração e de enchimento dos grãos - receberam pulverização com mix de produtos para controle de manchas foliares, ferrugem e de pulgões.

Cevada

Nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Erechim, Ijuí, Soledade e Frederico Westphalen, os cultivos têm se mantido com bom desenvolvimento. Em geral, as lavouras seguem com adequado estado fitossanitário e os produtores têm realizado controles pontuais devido à presença de pulgões e percevejos.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura