UNICA e Estado de São Paulo firmam acordo para incentivar redução das emissões de GEE

A iniciativa faz parte da Coalizão pelo Clima, que já conta com o documento do Protocolo Climático Do Estado De São Paulo, acordo voltado a todos os segmentos da economia paulista

10.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
Vilma Balint

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) deu mais um passo na luta contra o aquecimento global durante a 21ª Conferência das Partes (COP-21). A entidade assinou um Memorando de Entendimento em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, cujo objetivo é incentivar suas usinas associadas a reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE). O acordo entrou em vigor a partir da data de assinatura e tem validade de 90 dias.

A iniciativa faz parte da Coalizão pelo Clima, que já conta com o documento do Protocolo Climático Do Estado De São Paulo, acordo voltado a todos os segmentos da economia paulista e que tem o mesmo objetivo: promover a redução das emissões de GEE.

“Hoje, a indústria sucroenergética é uma das mais sustentáveis no setor produtivo, ocupando o segundo lugar na geração de fonte de energia renovável mais usada no Brasil. O Memorando é a segunda parceria da UNICA com o Governo de São Paulo, reafirmando nosso compromisso e preocupação com o meio ambiente”, afirma a presidente da entidade, Elizabeth Farina.

Em 2007, a UNICA assinou o Protocolo Agroambiental do Estado de São Paulo, documento que antecipou os prazos legais paulistas para a eliminação da prática da colheita de cana-de-açúcar por meio da queima, de 2021 para 2014, nas áreas que permitiam a colheita mecanizada. O acordo também prevê outras medidas de proteção ao meio ambiente, como conservação do solo e de recursos hídricos, proteção de matas ciliares e recuperação de nascentes.

Sobre a UNICA

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA - www.unica.com.br) é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2014/15, o Brasil produziu aproximadamente 571 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 32 milhões de toneladas de açúcar e 26 bilhões de litros de etanol.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024