Unidade de Referência abre inscrições para curso sobre tecnologia de aplicação

Programa será ministrado na sede do Centro de Engenharia e Automação do IAC-SP, em Jundiaí (SP)

29.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

Primeira entidade do Brasil dedicada a formar mão de obra especializada no uso correto de defensivos agrícolas, a Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agroquímicos (UR) abre nesta segunda (29) inscrições para o curso Tecnologia de Aplicação. O programa, presencial, abrangerá desde conceitos básicos da utilização desses insumos até modernas tecnologias empregadas na área, em todo o mundo, nos dias de hoje.

De acordo com os organizadores, o curso Tecnologia de Aplicação ocorrerá em duas etapas, nos períodos de 19 a 23 de agosto e de 16 a 20 de setembro, na sede do Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC-SP), na cidade de Jundiaí, SP. Serão aceitos no máximo 15 inscritos, conforme explica o pesquisador científico e coordenador da Unidade de Referência, Hamilton Ramos.

Segundo Ramos, além do conteúdo tecnológico, o curso tratará ainda de medidas efetivas para proteger a saúde do trabalhador rural e o meio ambiente. “O programa é voltado à formação de agentes multiplicadores de treinamentos, como engenheiros agrônomos e técnicos que atuam em assistência técnica ou trabalham nas propriedades e empresas do agro. Visamos a aplicação sustentável de defensivos e o sucesso no controle de pragas, doenças e plantas daninhas”, reforça Ramos.

A Unidade de Referência é uma entidade sem fins lucrativos. Foi criada há cerca de dois anos por meio de uma parceria entre o CEA-IAC, órgão da Secretaria de Agricultura de SP, e empresas do setor de defensivos agrícolas. A meta central da UR, conforme Ramos, é reduzir o déficit de profissionais especializados no uso de defensivos agrícolas. O mau uso desses produtos, diz o pesquisador, gera ao campo perdas anuais da ordem de R$ 2 bilhões.

Profissionais e empresas devem se inscrever no curso Tecnologia de Aplicação pelo site, até o dia 12 de agosto próximo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024