UPL promove o fórum técnico ‘Giants’ para consultores de soja

O encontro do Giants teve sua primeira edição nos dias 15 e 16, em Passo Fundo (RS)

02.09.2019 | 20:59 (UTC -3)
Rafael Iglesias

A UPL iniciou em agosto uma série de eventos técnicos que reunirá ao longo deste ano os mais importantes consultores agrícolas de diversas culturas e regiões brasileiras. O encontro do Giants teve sua primeira edição nos dias 15 e 16, em Passo Fundo (RS). A iniciativa passará ainda por outras nove cidades.

O objetivo do fórum é a aproximação da empresa com os profissionais de campo e os responsáveis pelo planejamento dos grandes distribuidores de insumos. Na edição do Rio Grande do Sul, participaram mais de 50 engenheiros agrônomos que atuam junto a grandes produtores de soja.

A companhia, que tem sede na Índia, colocou em debate temas atuais como Agricultura 4.0 e as novas fronteiras do marketing digital, além de palestras técnicas sobre fisiologia das plantas e manejo de resistência a defensivos no cultivo da soja.

“O ambiente da produção agrícola vem mudando e a UPL acompanha de perto essas transformações. Não queremos ser apenas uma empresa fornecedora de produtos, mas abrir as portas da agricultura do Brasil para o mundo”, explica o gerente de marketing para culturas extensivas da UPL Brasil, Diego Arruda.

Soluções biológicas

Um dos assuntos que ganhou destaque no encontro foi o crescente uso de soluções biológicas na agricultura brasileira. “A UPL entende a importância desse segmento, como complemento às práticas tradicionais de proteção de cultivos, e abre espaço em seu portfólio para essa inovação”, complementa.

Uma das contribuições da companhia nesse sentido é o programa Pronutiva, que integra o uso de soluções para proteção de cultivos com as mais modernas tecnologias de biossoluções. “Nossa proposta é cuidar de todo o ciclo de cultivo de forma integrada”, afirma Diego Arruda.

O especialista da UPL também destacou o novo conceito da empresa, o OpenAg. “Essa ideia transforma a empresa em uma rede aberta à inovação e à tecnologia, permitindo a otimização dos nossos modelos de acesso ao mercado para que possamos nos tornar a terceira maior empresa do setor.”

O aumento da demanda por alimentos ao lado da necessidade de tornar a produção sustentável dos pontos de vista financeiro e ecológico serão a base do trabalho das equipes da empresa a partir de agora. “A UPL sonha em manter o planeta verde para sempre, mantendo o agricultor em primeiro lugar.”

Futuro tecnológico e produtivo

Durante o fórum, o engenheiro agrônomo e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Guilherme Raucci destacou que o futuro da agricultura está na inovação tecnológica. “Drones, satélites, algoritmos, nuvens, sensores e big data estão em um horizonte próximo, já sendo introduzidos no setor, que é uma das áreas que mais incorporou tecnologia nos últimos tempos. O Brasil é um grande exemplo disso”, diz ele, que também é diretor da AgroSmart.

A tecnologia de auxilio no combate a doenças e pragas também esteve em destaque. “O uso de boas e modernas soluções agrícolas deve se aliar com o manejo correto, a proteção do solo, a rotação de culturas e a proteção do solo”, enfatiza o agrônomo Adalton Siqueira, do escritório de consultoria Agrican.

Todos esses recursos ajudam a aumentar a produtividade rural, conforme destacou o diretor-executivo do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Luiz Antonio da Silva. “O aumento da safra é uma necessidade que precisa ter três pilares como base: a demanda crescente por alimentos, a proteção ambiental e também a segurança alimentar”, complementa.

O grande campeão nacional do último Desafio da Máxima Produtividade da Soja, o consultor Eduardo de Bortolli também participou do Giants. A propriedade por ele atendida produziu 123,88 sacas por hectare, enquanto a média brasileira foi de 56 sacas por hectare. “Nós temos investido em conhecimento e boas práticas, testando sempre novas tecnologias e soluções, o que vemos como essencial e tem gerado bons resultados”, afirma.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024