Uso de algas marinhas promove aumento na produtividade de hortaliças

Avaliações de campo em colheita de alface, 52 dias após a aplicação do fertilizante biológico, comprovaram a eficácia das algas

30.07.2018 | 20:59 (UTC -3)
Maria Amélia Costa

Estudos realizados em uma fazenda de alface crespa em Goiânia comprovam a eficácia do Algen, produto à base da alga Lithothamnium, nas lavouras: as plantas apresentaram aumento de produção de peso fresco na ordem de 10%, maior vigor desde os primeiros dias até o fim do ciclo, maior qualidade e quantidade de raízes e maior capacidade de suportar a ação dos nematoides. É importante ressaltar que nas hortaliças, doses do Algen a partir de 60 gramas/m2 produzem bons resultados e proporcionam maior durabilidade pós-colheita.

Destinada à nutrição vegetal e fertilização do solo, a linha Algen, desenvolvida pela Oceana Brasil, líder no setor de extração e comercialização de produtos à base da alga Lithothamnium, melhora rapidamente as condições químicas, físicas e biológicas do solo, a floração, firmeza e brix dos insumos e ganho de tempo de prateleira (shelf life), devido aos seus nutrientes equilibrados, aminoácidos, vitaminas e sacarídeos.

O Algen tem sua eficácia comprovada também com estudos em diversas culturas, principalmente na de grãos, e tem conquistado espaço entre as hortaliças. O fertilizante à base das algas marinhas Lithothamnium é uma alternativa ecologicamente correta e proporciona aumentos consideráveis na produtividade, que chegam a 20%, mesmo em fazendas com boas médias. A alga possui mais  de 70 nutrientes, minerais e orgânicos.

De origem vegetal, as algas marinhas do tipo Lithothamnium são fonte de Cálcio, Magnésio e aminoácidos. Com forte reatividade, os produtos desenvolvidos a partir das algas são altamente solúveis e naturalmente equilibrados, resultando em melhorias significativas no campo, já demonstradas por importantes instituições de pesquisas. Sua aplicação aumenta a produtividade agrícola e garante maior rentabilidade ao produtor.

“A tecnologia presente no Algen aumenta a absorção dos nutrientes pela planta. Além disso, também é responsável pelo aumento das colheitas, que chega a até 20%, e pela melhora na qualidade dos produtos com maior vigor e resistência das raízes e, em outras culturas, grãos mais firmes e nutritivos”, diz Ricardo Macedo, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Oceana Brasil.

Os produtos da Oceana trazem todos os certificados exigidos pelas organizações reguladoras nacionais e internacionais. Atualmente, podem ser encontrados em todo o território nacional.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024