NOTÍCIAS

​Uso de microrganismos benéficos favorece disponibilidade de nutrientes no solo

  • 15/08/2016 |
  • Camila Castro

Foto: Divulgação

Uma planta bem nutrida é essencial para que o produtor atinja bons resultados na lavoura. Entretanto, para que isso seja possível, os cuidados com o solo, por meio do manejo microbiológico, são importantes, segundo estudo do consultor agrícola Antônio Vieira Borges, da Agrícola Niágara (PR). O trabalho, desenvolvido nas regiões do centro norte do Paraná mostra que o uso de microrganismos benéficos contribui para o aumento de nutrientes disponíveis na terra.

O projeto, premiado durante o 3° Encontro de Biotecnologia, promovido pela Alltech Crop Science, no dia 09 de agosto, em Campinas (SP), provou por meio de análises químicas do solo que a aplicação destes microrganismos permitiu um aumento de fósforo, potássio e zinco no solo. “Com isso, a planta ficou mais nutrida e melhoramos a estrutura do solo, que reteve mais água e apresentou menor erosão. É um ganho muito significativo”, afirma o autor.

Ainda segundo Borges, por meio de estudos como esse é possível apresentar ao produtor de forma mais clara os resultados e importância desses cuidados, além do auxílio para superar problemas da região. “Nosso principal desafio é o solo, devido à monocultura. Com esse trabalho, conseguimos repovoar o solo e contribuir para uma planta mais sadia”, complementa o consultor agrícola.

Produtividade

O concurso técnico, realizado durante o encontro, também premiou estudos voltados à produtividade. O trabalho desenvolvido pelo agrônomo Victor Luiz de Oliveira Guedes da SIAP Agronegócios de Rio Verde (GO) também foi um dos vencedores e mostrou o resultado das soluções à base de aminoácidos no desempenho das plantas de soja. De acordo com o levantamento, o manejo com precursores hormonais é determinante na definição do número de vagens por planta e consequentemente na produtividade.

Segundo Guedes, a biotecnologia tem sido uma importante ferramenta para os produtores da região e o estudo tem permitido levantar a demanda dos agricultores locais. “As soluções naturais têm auxiliado e amenizado alguns problemas enfrentados pelos produtores devido a doenças de solo e às adversidades climáticas”, afirma o agrônomo responsável pelo projeto “Desenvolvimento de Mercado Compartilhado”.

Encontro de Biotecnologia

Com o objetivo de difundir as novas tecnologias do setor, a Alltech Crop Science promove bianualmente o “Encontro de Biotecnologia”. Em sua 3ª edição, além do 1º Concurso Técnico, a programação contou com palestras e treinamentos sobre indução de resistência, equilíbrio e produtividade vegetal e manejo biológico. “O evento é importante para discutirmos a biotecnologia envolvida na agricultura e como tornar o setor mais sustentável”, afirma Ney Ibrahim, diretor comercial da empresa no Brasil.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura