Valagro inaugura Centro de Pesquisa na Itália

Localizado em Abruzzo (Itália), centro de pesquisas vai aprimorar plataforma de tecnologia GeaPower para produção de produtos biológicos

27.10.2020 | 20:59 (UTC -3)
Mauro Arbex

A Valagro inaugurou oficialmente seu novo Centro de Pesquisa durante a transmissão do evento online “Criando o futuro. Desde 1980”, quando celebrou os 40 anos do grupo, juntamente com colaboradores, clientes, autoridades e formadores de opinião nacionais e internacionais. O anúncio segue outro marco importante anunciado: a entrada do Grupo Valagro na Syngenta Crop Protection.

O Centro de Pesquisas reforça mais um diferencial dessa parceria: a complementariedade de portfólios e a construção de um negócio mundial de produtos biológicos. A Valagro investe 5% da sua receita, em torno de US$ 8,5 milhões, em pesquisa e desenvolvimento.

O Grupo Valagro, que no ano passado faturou US$ 175 milhões, define o Brasil como um dos seus quatro mercados prioritários ao lado dos Estados Unidos, Índia e China. O foco no país são as grandes culturas, como soja, milho e algodão. Sua estratégia está baseada em três pilares: soluções inovadoras e eficazes para a nutrição e saúde das plantas, expansão territorial em grandes culturas e expansão de parceiros de distribuição de alta qualidade.

A Valagro no Brasil possui uma fábrica localizada em Pirassununga (SP), um investimento de 10 milhões de euros, que permite uma a proximidade com o mercado local em termos de logística, atendendo as novas parcerias em importantes estados brasileiros como Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, além de fortalecer a presença em regiões como São Paulo, Goiás e Triângulo Mineiro. A fábrica local também permitirá à subsidiária brasileira atender a parcerias regionais no mercado latino-americano.

O Centro de Pesquisa possui 3.600 metros quadrados de área útil que hospedam 12 laboratórios, uma câmara de crescimento, salas de conferências e de aula, armazéns e mais de 1.000 metros quadrados na cobertura do edifício dedicado a estufas, além de totalmente equipado com as tecnologias mais avançadas e dispostos em quatro espaços (Agronomia, Fisiologia, Patologia e Área de Pulverização). Esses números descrevem a futurística instalação que fica na sede do Grupo, na região de Abruzzo, na Itália. Nesses ambientes, as equipes do Departamento de Pesquisa Global da Valagro realizarão pesquisas e experimentações nas áreas de química e formulação, microbiologia, fisiologia vegetal, agronomia e nas ciências "ômicas", com auxílio de abordagens computacionais e bioinformáticas, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras na área de produtos biológicos, que inclui bioestimulantes, biofertilizantes e produtos de biocontrole.

Segundo Prem Warrior, Executivo Chefe de Operações (COO) da Valagro, “O novo Centro de Pesquisa fortalece ainda mais os esforços de inovação da Valagro, fornecendo um poderoso impulso para a GeaPower, a plataforma de tecnologia própria da Valagro para o desenvolvimento de soluções inovadoras de cultivo. Pesquisadores de diferentes áreas trabalharão em um ambiente mais colaborativo e aberto para acelerar a inovação, possibilitando um ambiente de equipe de projetos matricial, ao mesmo tempo em que garante a execução eficaz de nossos projetos que estão em desenvolvimento".

Segundo Giuseppe Natale, Diretor Executivo (CEO) da Valagro, “Estamos muito orgulhosos em anunciar a inauguração do novo Centro de Pesquisa da Valagro e por fazê-lo na ocasião de um marco importante para a nossa empresa: o nosso 40º aniversário. Somos pioneiros no setor de bioestimulantes e nossa cultura nos move para o futuro com o objetivo de ajudar a criar a agricultura do amanhã, uma meta que reforçamos com nossa entrada na Syngenta Crop Protection. Desta forma teremos recursos significativos para aumentar nosso compromisso com a pesquisa e a inovação".

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024