Valtra lança versão para sementes e fertilizantes da plantadora Momentum

Projetada e fabricada no Brasil, nova versão conta com caixa de fertilizantes e está disponível no mercado com opções de 24 e 30 linhas de plantio

16.06.2020 | 20:59 (UTC -3)
Danilo Fernandes

A Valtra está lançando a nova versão da plantadora dobrável Momentum. Agora a novidade conta com a mesma tecnologia da versão exclusiva para sementes também para a aplicação de fertilizantes em cada linha de plantio. Com tecnologia desenvolvida e fabricada no Brasil, a Momentum Valtra Sementes & Fertilizantes chega ao mercado nas versões 24 e 30 linhas de 45cm (10,8 e 13,5 metros de largura de trabalho, respectivamente).

“A Momentum foi o grande destaque nas maiores feiras agrícolas do Brasil no último ano, graças à sua tecnologia, design e capacidade de trabalho. Por ser dobrável, uma das principais características do projeto da Momentum sempre foi a versatilidade, algo fundamental para a otimização do tempo de trabalho na lavoura e o melhor aproveitamento da janela de plantio. Esse potencial é ainda maior na Momentum Sementes & Fertilizantes e proporciona até 15% de aumento produtividade na lavoura”, comenta Alexandre Vinícius Assis, diretor de vendas da Valtra.

Com a mesma capacidade de 5.130 litros para sementes, distribuídos em duas caixas de armazenagem, a nova versão da Momentum recebe uma terceira caixa para a armazenagem de fertilizantes. Com 3600 litros de capacidade, a caixa é feita de inox, com construção robusta, para garantir durabilidade e segurança ao agricultor no manejo dos insumos. Mesmo com seu porte, a Momentum Sementes & Fertilizantes tem boa distribuição de peso, graças a seus conjuntos de rodados duplos em tandem lateral no centro da máquina, e aos rodados em cada asa da plantadeira, que ajudam a reduzir a compactação de solo.

O tempo de abertura e fechamento da Momentum é de 1,5 minuto, proporcionando agilidade no reposicionamento da máquina ou no trabalho em diferentes áreas da propriedade. A largura de transporte, também fundamental para a versatilidade da Momentum, segue a mesma - dobrado, o equipamento tem 3,6 metros, podendo passar por porteiras e pontes sem dificuldades. Para o transporte rodoviário, a plantadora atinge 3,2 metros, com a remoção dos batedores laterais extras, o que reduz o custo de transporte.

A exemplo da tecnologia aplicada à distribuição de sementes, a distribuição de fertilizantes é feita pelo dosador composto por um duplo rotor para cada linha, com acionamento hidráulico para dosagem da taxa de fertilizantes. Por meio de um sistema pneumático, o fertilizante é conduzido para cada linha de plantio. Essa tecnologia garante uniformidade na deposição de cada linha em diferentes topografias, com variações menores que 10% entre elas.

O chassi Smart Frame, que une as linhas de plantio ao chassi da máquina, é dividido em três seções que proporcionam até 400% mais curso para as linhas de plantio copiarem as diferentes topografias e 1200mm de curso total. Esse recurso oferece um plantio com uniformidade no sulco e na deposição da semente no solo de terrenos de base larga, o que permite uma imersão mais uniforme e níveis de singulação de até 99,6% no milho.

A Momentum também é equipada de série com a transmissão vDrive para cada linha de plantio. A transmissão vDrive é responsável por duas importantes funções – o controle de população em cada linha para a quantidade exata de sementes depositadas, sem sobreposição e a compensação em curvas, que evita a sobreposição na parte interna da manobra e o distanciamento excessivo na parte externa. O melhor aproveitamento de sementes e insumos pode gerar mais de R$ 90 mil de economia ao produtor rural no cultivo de grãos em áreas de até 600 hectares.

O monitor 20/20 Geração 3, item de série da Momentum, possibilita que o produtor monitore dados da plantadeira em tempo real, linha a linha, o e faça os ajustes necessários com base em informações sólidas sobre cada momento da operação. Além disso, o monitor se integra totalmente a todas as soluções agronômicas digitais ofertadas pela iniciativa Farm Solutions, da AGCO.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024