NOTÍCIAS

Valtra traz à Expointer a plantadora Momentum, destaque global da marca no ano

A Valtra vai exibir na Expointer 2019 um dos maiores destaques da marca no circuito de feiras agrícolas de 2019 - a plantadora Momentum. Altamente inovadora, ela é dobrável, ficando com apenas 3,6 metros de largura quando fechada, o que facilita o transporte fora de estradas e faz da Momentum a plantadora de melhor mobilidade do mercado. A Expointer 2019 acontece em Esteio, no Rio Grande do Sul, de 24 de agosto a 1 de setembro.

“Nosso time de desenvolvedores realizou 100% do projeto da Momentum em terras brasileiras. É a primeira vez que isso ocorre na companhia, demonstrando a pujança da agricultura profissional do nosso país. A Momentum é um marco na história da Valtra, que será exportado para diversos países, revolucionando as tecnologias de plantio do mundo todo. É uma plantadora totalmente orientada para a agricultura digital, e é certamente um dos equipamentos agrícolas mais tecnológicos do mundo”, diz Douglas Vincensi, gerente de Marketing de Tratores, Implementos de Plantio & Fenação da AGCO.

A Momentum conta com apenas um ponto de lubrificação em toda a plantadora, sendo que todas as demais buchas da máquina são “Infinity”, de alta resistência e autolubrificantes. Além disso, o equipamento possui tecnologia 100% Precision Planting, com dosador de sementes Vset2, sistema de controle de linhas vDrive e monitor 2020 Seedsense Geração 3. A Momentum está disponível nas versões de 24, 30 e 40 linhas no espaçamento de 45cm. A caixa de sementes também é uma das maiores do mercado, com capacidade para 5.130 litros de sementes.

A tecnologia Precision Planting se integra com o sistema de telemetria dos equipamentos Valtra. O monitor 20/20 Geração 3 permite que o agricultor faça o monitoramento de dados da Momentum em tempo real, acompanhando informações linha a linha, como população, singulação, mapas de plantio e controle de cada uma das linhas. Isso habilita o produtor a tomar as melhores decisões em tempo real durante a atividade do plantio. Além disso, o monitor 20/20 Geração 3 foi desenvolvido desde o início para ser totalmente integrado com o software FieldView. Isso permite que a Momentum faça uso de taxa variável de sementes com a integração dos componentes: 20/20 Ger3, vDrive e FieldView.

Graças à facilidade no seu transporte e manutenção, a Momentum oferece ao agricultor a chance de aproveitar melhor as janelas de plantio, cada vez mais curtas. Mais indicada para grandes propriedades, pode ser transportada em caminhões prancha apenas com a remoção de doisrodados e duas linhas do suporte central, ficando com apenas 3 metros de largura, o que exclui a necessidade do uso de batedores.

Outros destaques da Momentum são o subchassi Smart Frame, que traz o novo sistema de autonivelamento independente das três seções de linhas de plantio, fazendo com que a máquina mantenha todas as linhas em contato com o solo e depositando sementes na profundidade correta, mesmo em bases largas e curvas de nível.

O rodado duplo em tandem diminui a compactação do solo e os esforços aplicados ao chassi durante o transporte entre uma lavoura e outra. As larguras de trabalho são de 10,2m, 13,5m e 18m, nas versões de 24, 30 e 40 linhas, respectivamente. O índice de singulação (percentual de sementes falhas e duplas) da nova plantadora chega a 99,6% no milho, mesmo em velocidades superiores a 10 km/h de plantio.

Plantadoras HiTech e Frontier CFS com opcionais de fábrica da Precision Planting

Para o portfolio de plantadoras HiTech e Frontier CFS, a Valtra realizou a inclusão da tecnologia Precision Planting como item de fábrica. Ambas estarão expostas na Expointer 1029. Trata-se de dosadores inteligentes que elevam a performance na distribuição de sementes. O sistema garante mais de 99% de singulação, mantendo um espaçamento regular entre sementes. Em 2019, ambas também passaram a contar com o motor elétrico vDrive como opcional de fábrica.

A Série HiTech de plantadoras Valtra é oferecida tanto nas versões Semente e Adubo quanto nas versões Seed (somente sementes), e ainda podem ser equipadas com o sistema de transmissão hidráulica que permite a aplicação de adubo e semente em Taxa Variável, além de oferecer maior capacidade de semeadura e robustez para enfrentar longas jornadas.

As plantadoras Frontier CFS e HiTech também podem ser equipadas com o sistema de transmissão hidráulica que permite a aplicação de adubo e semente em Taxa Variável, tecnologia que permite programar a distribuição de sementes e fertilizantes com um simples toque na tela de comando, de dentro da cabine, de acordo com um mapa de recomendação.


ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura