Veículos agrícolas: cuidados necessários com o sistema hidráulico

Cerca de 80% das falhas de circuitos hidráulicos de veículos agrícolas estão associadas à contaminação interna de tubos e mangueiras por pó, partículas sólidas e outras impurezas

17.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Edson Barros

Dados levantados pela empresa Ultra Clean Brasil apontam que cerca de 80% das falhas de circuitos hidráulicos de veículos agrícolas estão associadas à contaminação interna de tubos e mangueiras por pó, partículas sólidas e outras impurezas.

De acordo com a empresa, o quadro pode ser evitado com uma eficaz limpeza dessas tubulações pelos fabricantes e concessionários de tratores, colheitadeiras, distribuidores de sementes, entre outros veículos pesados utilizados na agricultura.

Para a tarefa, a Ultra Clean desenvolveu o UC System, tecnologia que dispara em alta velocidade projéteis de espuma de poliuretano no interior de tubos e mangueiras. A pressão exercida pelo projétil remove impurezas e resíduos indesejáveis aos circuitos hidráulicos.

Desenvolvido nos Estados Unidos pela Ultra Clean Technologies, UC System limpa a seco e em questão de segundos as tubulações, colaborando para reduzir custos com a manutenção de equipamentos agrícolas ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade.

A limpeza proporcionada por UC System ajuda a evitar uma série de contratempos, como as paradas não programadas de veículos para conserto e o desperdício de tempo e dinheiro devido a estas interrupções. Com tubos e mangueiras limpos, a performance dos componentes mecânicos também é otimizada, já que válvulas, comandos, bombas, filtros e selos mecânicos precisarão de menos esforço para funcionar perfeitamente.

“Nossa tecnologia destaca-se ainda por ser ecologicamente correta e proporcionar uma série de economias para os usuários, como redução do tempo gasto com a limpeza; economia com água e sanitizantes; além de melhoria das condições de trabalho dos operadores, ou seja, insalubridade zero”, informa Osíris Rocha, diretor Executivo da Ultra Clean Brasil.

UC System é ideal para todos os elos da cadeia produtiva de veículos pesados. Empresas como Odebrecht, Caterpillar, Bosch Rexroth, Gates, Alfagomma, Schwing, Parker, Comil, Marcopolo, Neobus, Wilson Sons, Vard, Oceana, Tess, entre muitas outras, já implantaram o sistema e estão obtendo expressivos benefícios, enfatiza a Ultra Clean Brasil.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024