Vespa é a aposta para o controle de percevejo da soja

A Koppert vem desenvolvendo pesquisas para o controle do percevejo, e a presenta os resultados na AgroBrasília 2017

18.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Isabella Lucas

O percevejo é uma das pragas que mais assolam as lavouras de soja. Por atacar na fase do enchimento de grãos, ele pode causar um prejuízo de até 50% da plantação aos agricultores. Os defensivos químicos que atuam no combate da praga nem sempre são efetivos, uma vez que ela torna-se resistente a eles, com o tempo.

Uma boa alternativa para o combate de pragas como o percevejo é o controle biológico, que consiste no controle das pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais. Nesse sentido, a Koppert vem desenvolvendo pesquisas para o controle do percevejo, e a presenta os resultados na AgroBrasília 2017.

Ainda em fase de registro e já testada com sucesso, a nova tecnologia apresentada pela empresa é uma vespa que atua no controle do percevejo nas lavouras de soja. O parasitoide age identificando os ovos da praga e bota nele o seu próprio ovo. Dessa forma, em vez de nascer um percevejo, nasce uma vespa – que não corre o risco de virar praga, uma vez que, sem alimento suficiente, tem sua população naturalmente aniquilada.

As vespas tem sido mais eficazes que os defensivos químicos pois, além de não enfrentarem a resistência das pragas, chegam nas folhas inferiores da planta, onde o químico não alcança. Além disso, não possui toxicidade, não mata os inimigos naturais das pragas e não gera resíduos.Texto e foto:

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024