Viagem técnica a Israel reúne profissionais do agronegócio em busca de tecnologia para o campo

Programação inclui visitas à feira Agritech, empresas, fazendas, universidade e órgão de inovação

24.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Leila Justo

Entre os dias 5 e 12 de maio, um grupo de profissionais brasileiros do agronegócio fará uma viagem técnica a Israel, reconhecido como a “nação das startups” por abrigar mais startups do que qualquer outro país. Os produtores visitarão a 20ª edição da feira Agritech, em TelAviv, considerada uma das exposições mais importantes do mundo em tecnologias agrícolas, além de cumprirem amplo roteiro técnico com empresas, propriedades rurais, entre outros locais.

“Nosso objetivo é trazer muito aprendizado sobre as novas agrotecnologias aos participantes da viagem, já que Israel é um país rico nesse aspecto. Fizemos o itinerário para garantir o melhor aproveitamento da feira e conciliamos com diversas atividades técnicas”, explica Fábio Torquato, diretor da AgroTravel, empresa especializada em viagens técnicas para o agronegócio e responsável pelo roteiro.

Para Luiz Hessmann, presidente da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural) e da Epagri-SC (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural), que participará da viagem, a troca de informações e conhecimento de novas tecnologias têm sido ferramentas importantes para os avanços alcançados pela assistência técnica e extensão rural brasileira. “Os dirigentes da Emater de vários Estados visitarão a Agritech e contarão com uma ampla programação de atividades para conhecer os avanços alcançados pelo setor", avalia.

Em busca constante por soluções para a agricultura local, devido ao clima desértico, Israel tornou-se referência mundial em tecnologia para a agricultura, principalmente na área de irrigação por gotejamento, prática desenvolvida no país. A Netafim, empresa israelense fundada em 1965, tem foco nesta solução. Os participantes da viagem visitarão a fábrica e o museu da empresa, onde estão os primeiros gotejadores desenvolvidos há mais de 50 anos. A fábrica está localizada em uma região onde não chove, porém conta com altos índices de produtividade em alimentos devido ao uso do sistema de irrigação inteligente, mais eficaz e sustentável, que garante a economia de água.

Para Carlos Sanches, diretor de marketing da Netafim no Mercosul, a expectativa para a viagem é enorme. “Israel desenvolve tecnologia para produção de alimentos e poder compartilhar essas novas tendências com os produtores brasileiros é muito enriquecedor”.

Roteiro

A programação inclui mais de dez visitas diferentes que permitirão aos participantes entender porque o país é líder mundial no desenvolvimento de tecnologias para a agricultura. Entre os locais a serem visitados estão o órgão do governo responsável pela política de inovação de Israel, a sede mundial da Netafim (Centro de Tecnologia de Irrigação por Gotejamento), áreas de produção de vegetais no deserto em estufas e campo aberto, universidade, centro de pesquisas e empresas de tecnologia no tratamento de água para agricultura e hidroponia. Além disso, haverá a visita à feira Agritech, evento destinado a profissionais envolvidos com fabricação, marketing, pesquisa e desenvolvimento, bem como todos os envolvidos nos diversos setores agrícolas, tanto direta quanto indiretamente, que acontecerá entre 8 e10 de maio.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024