Vice da Federarroz é nomeado presidente da Câmara Setorial do Arroz

Nome de Daire Coutinho foi escolha da ministra da Agricultura e publicado no Diário Oficial da União

07.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Rejane Costa

O Diário Oficial da União publicou no último dia 4 de março a nomeação de Daire Coutinho para a presidência da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz. Atual vice-presidente de Mercado e Política Agrícola da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) e conselheiro do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), ele atuava há três anos como membro titular da Câmara.

Daire substitui o diretor e presidente da Comissão do Arroz da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong, que ficou à frente da presidência da Câmara Setorial do Arroz durante oito anos. A sua recondução ao cargo não foi possível devido às normas que regem as Câmaras Setoriais.

Segundo o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, Schardong conseguiu conquistar no decorrer do período em que presidiu a Câmara Setorial do Arroz o respeito tanto do setor industrial quanto do produtivo, que pediram em carta a sua recondução ao cargo. Dornelles salienta que o nome de Coutinho foi por livre escolha da ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

A nomeação foi recebida com surpresa por Coutinho que agradeceu à ministra a confiança depositada. “Recebo essa missão como um reconhecimento do que vem sendo feito pela Federarroz ao longo da sua atuação. Ressalto ainda o tamanho da responsabilidade que é suceder Schardong pelo trabalho e forma que conduziu a cadeia produtiva durante todo o tempo que esteve à frente da Câmara Setorial”, destaca.

Coutinho lembra que o trabalho a ser desempenhado vai objetivar implantar as políticas traçadas pela ministra da Agricultura, mas fundamentalmente buscar transpor os obstáculos e as dificuldades impostas à cadeia produtiva do arroz. “É muito importante trabalhar para que cada vez mais essa cadeia funcione de forma harmônica e integrada”, salienta.

Natural de Jaguarão (RS), Coutinho possui formação em engenharia civil e de produção, com mestrado em engenharia econômica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Há 30 anos produz arroz e soja no município de Camaquã (RS). Também já participou de várias outras entidades representativas como o Sindicato Rural de Camaquã, Associação dos Arrozeiros de Camaquã e Farsul.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024